Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, maio 25, 2023

AGU tenta anular decisão que tirou petista da Apex por não falar inglês fluentemente

Publicado em 25 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Ministro Jorge Messias, da AGU, dá entrada em hospital após sentir desconforto

Jorge Messias, da AGU, não aceita a demissão de Viana

Nicholas Shores
Veja

Em recurso ao TRF-1 contra a decisão que tirou Jorge Viana da presidência da Apex Brasil por não falar inglês, a AGU argumentou que o histórico de participação por mais de sete anos do petista na Comissão de Relações Exteriores do Senado o credencia ao cargo.

A Advocacia-Geral da União disse que, mesmo antes da liminar que suspendeu a posse de Viana e a retirada do inglês do rol de exigências ao presidente do órgão, era possível comprovar sua aptidão com “experiência profissional no Brasil, de no mínimo dois anos, que tenha exigido conhecimento e utilização do idioma”.

MISSÕES AO EXTERIOR – “A segunda hipótese é justamente a preenchida por Jorge Viana, (que), ao longo do mandato, participou de 29 missões no exterior, incluindo inúmeras participações como representante do Parlamento brasileiro em conferências das Nações Unidas”, afirmou a AGU em nota.

O órgão também escreveu em seu recurso que a juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, criou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma obrigação inexistente na lei para seguir o estatuto interno da Apex.

“Ora, o presidente da República não integra os quadros funcionais da Apex Brasil para que houvesse incidência estatutária a si. A prerrogativa do presidente da República se insere no âmbito de discricionariedade própria que lhe é imanente, tanto como chefe de Estado quanto como chefe de Governo”, disse a AGU.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Jorge Viana não fala fluentemente, mas tem noções básicas de inglês, por ter curso superior, já que é formado em Engenharia. Parece Piada do Ano a demissão de um executivo por não ser fluente em inglês num país em que o presidente sempre se orgulhou de jamais ter ido um só livro. (C.N.)  

Em destaque

Bolsonaristas utilizam a tese de perseguição para rebater o golpismo

Publicado em 27 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Flávio diz que somente Bolsonaro pode vencer Lul...

Mais visitadas