Jailton de Carvalho
Gustavo Maia
O Globo
Gustavo Maia
O Globo
O ministro da Justiça, Sergio Moro , pediu que o Congresso Nacional aprove o pacote anticrime elaborado por ele como um conjunto de medidas necessárias para reforçar o combate à corrupção e a criminalidade violenta. Moro fez o apelo ao participar, nesta quinta-feira, dia 3, no Palácio do Planalto, do lançamento da campanha publicitária de defesa do pacote. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro .
Para o ministro, o governo vem adotando medidas duras contra a violência e a impunidade. Mas ele entende que é importante que deputados e senadores se alinhem a este esforço.
“MENSAGEM PARA A SOCIEDADE” – “Para que não só o governo, mas também o Congresso possam mandar mensagem para a sociedade de que os tempos do Brasil sem lei e sem justiça chegaram ao final, que o crime não compensa, que não seremos mais um paraíso para prática de crimes ou para criminosos”, disse Moro.
Como mostrou O Globo na última semana, a campanha publicitária do governo Bolsonaro em defesa do pacote anticrime proposto por Moro custou R$ 10 milhões. Sob o lema de que “a lei tem que estar acima da impunidade”, paineis de grande dimensão que integram a campanha começaram a ser colocados na quarta-feira passada nas fachadas de prédios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
CAMPANHA ADIADA – O projeto de Moro foi enviado ao Congresso no início de fevereiro. Inicialmente, a campanha, direcionada para televisão, rádio, cinema, internet e mobiliário urbano, estava prevista para estrear em junho, mas foi adiada por mais de três meses.
As peças publicitárias em vídeo usarão depoimentos e casos reais de vítimas de violência para demonstrar o efeito da impunidade de três pontos abordados no projeto: prisão a partir de condenação em segunda instância, tribunal do júri e “saidão” de presos.
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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Os recursos milionários liberados por Bolsonaro para a campanha do pacote reaproxima o presidente do ministro. Providencial, pois Bolsonaro percebeu que enquanto a avaliação positiva do seu governo está em queda, Moro se mantém impávido no gosto popular, apesar de inúmeras derrotas ao longo destes dez meses. Cada peça agora é estudada antes dos próximos movimentos. E Bolsonaro talvez comece a entender que é melhor usar a estratégia do que a canela. (Marcelo Copelli)
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Os recursos milionários liberados por Bolsonaro para a campanha do pacote reaproxima o presidente do ministro. Providencial, pois Bolsonaro percebeu que enquanto a avaliação positiva do seu governo está em queda, Moro se mantém impávido no gosto popular, apesar de inúmeras derrotas ao longo destes dez meses. Cada peça agora é estudada antes dos próximos movimentos. E Bolsonaro talvez comece a entender que é melhor usar a estratégia do que a canela. (Marcelo Copelli)