Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, novembro 12, 2007

Tecnologia - Estréia hoje no Brasil a primeira novela para celular

Cristine Gerk
Chega hoje ao Brasil a primeira novela interativa e multi-plataforma produzida para celular. Diário de Sofia já é sucesso em vários países, como Portugal, EUA, Canadá e Alemanha. No mercado brasileiro, a expectativa é que a série motive 20 mil downloads por episódio.
Atualmente, mais de 20 milhões de adolescentes acompanham o programa pelo mundo. A meta é atingir 20 países até o fim do ano que vem. Voltada para pré-adolescentes e adolescentes (dos 13 aos 18 anos), a novelinha traz as experiências vividas por Sofia, de 16 anos, que conta suas aventuras, relacionamentos e conflitos com amigos, família e namorados.
Várias plataformas interagem com a história. No portal de voz é possível entrar em chats com outros espectadores e ouvir o áudio da novela. A personagem Sofia envia alertas de SMS, contando, em tempo real, sobre brigas com o namorado que depois serão exibidas nos episódios. Também é possível enviar um e-mail para a personagem para dar sugestões e desabafar problemas. Um portal na internet apresenta personagens, fotos do elenco e cenas de making off. Além disso, Sofia escreve todos os meses uma coluna na revista Atrevida contando uma história, complementada no portal.
- Esta interação tem tudo a ver com o Brasil. Os internautas adoram estas multi-funções, é um mercado amadurecido. A Sofia vira uma amiga das meninas, uma personagem virtual - conta Luis Ochôa, diretor executivo da Aitec Brasil, que produziu a novela no país e faz parte do mesmo grupo da companhia criadora do programa, a portuguesa beActive.
A história é narrada do ponto de vista da personagem, como se fosse ela própria gravando as imagens com a câmera do seu celular. Para a versão brasileira, o roteiro foi recriado, tendo em consideração a realidade cultural e sócio-econômica do país. A produção conta com atores, roteirista, diretor e outros membros da equipe brasileiros.
Algumas adaptações são necessárias para a produção para celular. A trama tem cenas de exterior, mas com pouca movimentação. A grande maioria das imagens é em plano fechado. Os detalhes são mais rebuscados: por exemplo, a palheta de cores do figurino de cada personagem é diferente, para identificar melhor. Há pouca movimentação de som, para se escutar bem as falas.
Para Luis Ochôa, a novela vem alimentar o mercado de conteúdo para a faixa etária no Brasil, que ainda conta com poucas produções.
A interatividade oferece aos espectadores a possibilidade de participar no desenvolvimento da trama da novela, com a decisão do rumo dos novos episódios, e troca de mensagens entre fãs e personagens. Ao final de cada capítulo do Diário de Sofia, é apresentado um dilema vivido pela protagonista da série. Cabe aos fãs votarem via SMS por qual decisão a Sofia deve optar.
Fonte: JB Online

Em destaque

PRÁTICAS ILÍCITAS, CORRUPTELAS E VENALIDADE NO ESTADO DO BRASIL A INÍCIOS DO SÉCULO XVII. O fracasso das tentativas de reforma de Filipe III para o Brasil.

https://www.academia.edu/39249902/PR%C3%81TICAS_IL%C3%8DCITAS_CORRUPTELAS_E_VENALIDADE_NO_ESTADO_DO_BRASIL_A_IN%C3%8DCIOS_DO_S%C3%89CULO_XVI...

Mais visitadas