Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 02, 2024

PSICOPATIA – Um Transtorno de Personalidade.

 Qualquer semelhança é mera coincidência.


PSICOPATIA – Um Transtorno de Personalidade. 



Segundo estudiosos sobre distúrbios de personalidade, as pessoas com PSICOPATIA tendem a demonstrar comportamento que reflete dificuldade de sentir empatia ou remorso, e tendem a ser manipuladoras e mentirosas. Tais enfermos tendem a se manifestarem através de comportamentos impulsivos, além de não convergirem para o planejamento futuro, vivendo o agora, inclusive, podem se comportar de forma agressiva com seus interlcutores. Eles tendem a  infringir as normas sociais e as leis, pois acreditam estarem acima de tudo e de todos. E aqui vale destacar o Transtorno de Personalidade Narcisista em que as pessoas se julgam superiores e especiais, dotadas de inteligência ímpar. Fato que levam os que assim são diagnosticados, a tendenciar ao desprezo e exploração daqueles que os cercam e que com esses, possuem algumas relações sociais. Pessoas assim diagnosticadas apresentam quase sempre, as seguintes características: 

Constantemente preocupam-se com fantasias de sucesso ilimitado, poder, inteligência, beleza e amor ideal;

Acreditam que são superiores, especiais e únicos, esperando que os outros também o vejam dessa maneira;

Geralmente exigem admiração excessiva por parte de outras pessoas;

Não costumam ter empatia e têm dificuldade em compreender os desejos, experiências e sentimentos dos outros;

Apresentam atitudes esnobes, arrogantes e condescendentes.

Segundo estudiosos, a psicopatia é um transtorno mental comum, caracterizado por traços de personalidade que incluem egocentrismo, falta de empatia e remorso, além de comportamento antissocial com dificuldade de inibir ações prejudicais às pessoas. Apesar disso, não é considerado uma doença.

Os psicopatas podem enganar, manipular, explorar, ameaçar, roubar ou agredir fisicamente outras pessoas. Ao mesmo tempo, eles podem parecer externamente amigáveis e bem ajustados quando querem atingir um objetivo. Essas características tornam o transtorno difícil de ser identificado. 

Ainda segundo a mesma fonte, uma pessoa com psicopatia, os seguintes sinais devem ser observados:

charme — ter a capacidade de encantar as pessoas quando tem um objetivo e, como não é autêntico, o comportamento pode variar em momentos diferentes;

mentira — mentir constantemente e muitas vezes sem razão;

falta de remorso — não sentir nenhum remorso pelo comportamento negativo, mesmo sabendo que isso pode prejudicar outras pessoas;

falta de lealdade — desvalorizar e substituir os outros com facilidade, pois não costumam ter apego ou amor;

egocentrismo — querer que as pessoas fiquem em constante competição pela sua atenção, promovendo intrigas e manipulando todos em sua volta;

impulsividade — tomar decisões importantes de forma impulsiva, sem muita reflexão;

reações explosivas — demonstrar pouca paciência e, quando contrariados, reagir de forma explosiva. Fonte: https://summitsaude.estadao.com.br/novos-medicos.

Ao me deparar com este assunto, senti-me de alguma forma, presente ao mesmo, levando-me a considerar que muitos possam estar vivendo o drama em seu dia a dia, sem perceberem a gravidade da convivência, fato que me levou a escrever e descrever alguns dos transtornos desse distúrbio de personalidade, para que assim, alguns possam despertar e compreender a areia movediça em que estão pisando. 

Segundo o Google - 1 - A psicopatia é um transtorno mental comum, caracterizado por traços de personalidade que incluem egocentrismo, falta de empatia e remorso, além de comportamento antissocial com dificuldade de inibir ações prejudicais às pessoas.

2 - O padrão de comportamento é caracterizado pelo não conformismo com normas legais e sociais e por atos repetidos que podem ser motivo de detenção (quer sejam presos ou não), tais como destruir propriedade alheia, importunar os outros, roubar ou dedicar-se à contravenção. Nos casos extremos, são cometidos assassinatos.

3 - Muitas vezes, os sociopatas podem apresentar comportamento agressivo e se irritam facilmente. Em geral, os antissociais não sentem empatia pelo outro e nem mesmo remorso das suas ações e conduta. Quem apresenta transtorno de personalidade antissocial tende a ser muito autoconfiante, arrogante e teimoso.

4 - São vaidosos, mas o ponto fraco é atingirem seu ego. O psicopata é patologicamente mentiroso. Mente por prazer. Conta uma mentira elaborada para explicar outra mentira ou omite fatos.

5 - Embora os psicopatas mostrem uma falta específica de emoções, como ansiedade, medo e tristeza, eles podem sentir emoções como felicidade, alegria, surpresa e nojo. Assim, enquanto tendem a sofrer para reconhecer rostos amedrontados ou tristes, são menos sensíveis às ameaças e punições.

Finalizo dizendo que é necessário entender a situação vivida, para que assim, possamos mudar o entendimento e seguir trilhas diferentes em busca dos nossos propósitos. Chega de querer aprender com os próprios erros e continuar errando!

Por: José Mário Varjão, em 02 de junho de 2024.


Em destaque

Vigilância e Ação: Garantir Eleições Limpas Depende de Todos Nós

Esse texto é um alerta e um incentivo aos eleitores e fiscais de partidos para que se mantenham vigilantes durante a fase final das eleições...

Mais visitadas