Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 07, 2023

Duplicação da BR-235 é uma notícia comemorada por todos

 em 7 ago, 2023 3:40

 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Se tem uma demanda que une toda classe política de Sergipe é a necessidade de duplicação da BR-235 no trecho que corta Sergipe especialmente na Região Agreste. O ministro dos Transportes, Renan Filho, ao participar de evento em Aracaju na última sexta-feira, garantiu que o projeto de duplicação será licitado no próximo mês e com a expectativa que a obra seja iniciada já em 2024.

Depois de anos de cobranças e promessas vãs parece que desta vez a duplicação vai virar realidade. É de fundamental importância para a região, principalmente para o município de Itabaiana, que tem um comércio pujante e uma produção de hortaliças e verduras que abastecem todo o Estado. No presente o blog destaca a luta do governador Fábio Mitidieri e do deputado federal Ícaro de Valmir (que lançou uma Frente Parlamentar em defesa da duplicação da BR-235), no passado o ex-deputado federal, José Carlos Machado, que como fiel seguidor da visão desenvolvimentista do ex-governador João Alves Filho, sempre defendeu e cobrou a duplicação da BR-235.

Se a Região Agreste já é uma referência no Estado com uma economia crescente, com a duplicação da BR-235, á expectativa é que a geração de empregos e renda aumente mais ainda.

Mitidieri e Renan As semelhanças políticas entre o governador Fábio Mitidieri e o ministro dos Transportes foi pauta durante evento de secretários de Estado da Fazenda. Questionado sobre a dinâmica de trabalho dos dois, Fábio afirmou serem irrequietos. O sergipano espera que essa compatibilidade traga obras.

Mitidieri e Renan II “Somos irrequietos porque nosso povo tem pressa. Queremos emprego qualificado, mão de obra preparada. Temos uma janela de oportunidade fantástica para Sergipe com a exploração de óleo e gás. Nosso desafio é qualificar nosso trabalhador”, afirmou Mitidieri.

Ponte Neópolis-Penedo Em entrevista, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que irá trabalhar pela construção da ponte entre Neópolis e Penedo. De acordo com ele, haverá reunião com governadores dos dois estados, prefeitos e bancada federal com objetivo de discutir recursos e projeto. “Essa ponte é imprescindível para o desenvolvimento da região”.

Boa relação com governo federal Durante encontro de secretários de Estado da Fazenda, o governador Fábio Mitidieri destacou a relação republicana com o governo Federal. Na opinião dele, diálogo permanente com os Estados é uma marca do governo Lula. “Nunca se teve uma relação tão boa com o governo Federal. O diálogo aberto permanece uma marca do governo Lula. Sergipe virou caminho de roça para os ministros. De forma conjunta, vamos colocar o Brasil no caminho do desenvolvimento, gerando emprego de qualidade e renda”.

Pergunta para SMTT sobre o “novo” corredor de ônibus da Avenida Hermes Fontes: O ônibus que faz o roteiro Zona Sul ao centro ao chegar a Praça da Bandeira como será a partir daí? Um técnico da área explicou ao blog que ao chegarem ao final da Avenida Hermes Fontes, os ônibus seguirão pela Avenida Barão de Maruim até chegar ao terminal do mercado. Ou seja, perigo constante já que tem veículo transitando pela Avenida Hermes Fontes em direção a Avenida Pedro Calazans e para fazer a curva numa via apertada certamente os acidentes acontecerão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moradores denunciam abandono da Praça principal do Conjunto Sol Nascente, no Bairro Jabutiana, em Aracaju. As fotos acima falam por si.

 

Otimismo com a economia O diretor comercial do Grupo Celi, Wagner Oliveira Júnior, participou no último sábado, 05, na cidade de Maceió, de um almoço, a convite do governador do Estado, Paulo Dantas (MDB). O ministro do Transporte, Renan Filho, também esteve presente. “O encontro foi uma oportunidade para estreitar as relações empresariais entre Sergipe e Alagoas, e preservar um clima de otimismo com a economia do país”, ressaltou Wagner Júnior.

 

MPE e MPF de olho na tentativa de tráfico de influência “Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função. Pena – Reclusão, de dois a cinco anos, e multa.” O blog alerta sobre a definição de tráfico de influência porque foi informado que o MPE e o MPF receberão em breve provas que um político tentou pressionar gestores para que fosse mudado um resultado legitimo de uma licitação para serviço para uma empresa a qual tem influência direita. Inclusive com fotos nas redes sociais provando a tentativa de pressão.  Um dossiê foi montado mostrando os contratos d referida empresa para que o MPE e o MPF (envolve recursos federais também) acompanhe os futuros passos e as futuras licitações, principalmente no setor de serviços.

Presidente da ABIH-SE destaca parceria com o Governo de Sergipe na exposição de estande na Avirrp A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) foi parceira do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), na exposição do estande na 25ª Feira de Turismo Avirrp, que aconteceu na sexta-feira, 4, e no sábado, 5, em Ribeirão Preto (SP). A Avirrp (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região) contribui para o crescimento do setor do turismo, fortalecendo as agências de viagens para a oferta de serviços de qualidade aos turistas.

Cultura e belezas naturais Com a exposição de estandes no evento, Sergipe se destacou com o amplo espaço projetado para atrair os visitantes. Com uma dimensão de 48 m², o estande reuniu elementos que remeteram a cultura e as belezas naturais dos atrativos sergipanos, refletidos em detalhes de led que vão desde o piso até o teto, além de um extenso painel com a apresentação de cenários dos principais roteiros turísticos do estado, um estande convidativo e interativo, que recebe a assinatura do Instituto Banese.

Oportunidade única O presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, ressalta que há décadas Sergipe não investia na estrutura e em equipes técnicas preparadas para a exposição de estandes em participações nas maiores feiras de Turismo. “Essas feiras oferecem uma oportunidade única de apresentar o nosso estado para um público diversificado, composto por profissionais do setor, agentes de viagens e operadores turísticos. Além disso, a participação em feiras de turismo contribui para fortalecer a nossa imagem como um destino confiável e seguro, gerando interesse e confiança nos potenciais visitantes”, frisou o presidente, parabenizando o governador Fábio Mitidieri e toda a equipe da Setur.

Novo momento no turismo “É uma alegria para nós, do segmento hoteleiro, estarmos participando, na condição de parceiros, deste novo momento do turismo e deste projeto inovador, interativo e tecnológico”, completou Antônio Carlos.

Ruas Vivas: Projeto de Breno Garibalde visa ampliar áreas de lazer na capital A Câmara de Aracaju aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 206/2022 de autoria do vereador Breno Garibalde que dispõe sobre a criação do Projeto Ruas Vivas. A iniciativa consiste na destinação temporária de trechos de vias públicas para atividades de lazer, esporte, cultura e mobilidade ativa.

Mais áreas de lazer “O intuito do nosso projeto é fechar algumas vias no final de semana e feriado, para que as pessoas possam ter mais áreas de lazer. Principalmente na Zona Norte e na Zona de Expansão de Aracaju, que são locais onde a comunidade não tem tanto acesso a essas áreas. Inclusive em alguns bairros não tem sequer espaço para essa finalidade. Então, esse projeto vem para permitir que algumas vias sejam fechadas em horários específicos para o lazer da população”, ressalta o parlamentar.

Incentivos Ainda segundo Breno, é muito importante que as pessoas passem a viver mais a cidade. “Precisamos aproveitar melhor mais os nossos bairros, a nossa cidade, ampliar os espaços de lazer nas ruas de Aracaju. Que a prefeitura, por sua vez, possa criar incentivos para isso, que as secretarias trabalhem de forma multidisciplinar trazendo eventos, trazendo mais cultura e lazer para a população aracajuana”, complementa.

Comitê Após entrar em vigor, o Ruas Vivas contará com um Comitê de Acompanhamento e Fortalecimento, com o objetivo de apoiar a Prefeitura no aprimoramento das ações do programa, tendo em vista o papel construtivo da participação popular no acompanhamento das ações da gestão municipal. O Comitê de Acompanhamento e Fortalecimento do Programa Ruas Vivas será intersetorial, com representantes da prefeitura e por entidades da sociedade civil ligadas à agenda de mobilidade e novas formas de uso do espaço público.

Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste Os dirigentes das Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste se reuniram na quinta-feira, 3, em São Luís, no Maranhão, para discutir sobre as oportunidades e desafios do mercado de gás natural no país e na região. O diretor-presidente da Sergipe Gás (Sergas), José Matos, representou a Companhia. Na oportunidade, também ocorreu o Encontro do Comitê de Petróleo e Gás da Câmara de Energia do Consórcio Nordeste, cujo coordenador é o diretor-presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGÁS), Jailson Galvão. O evento foi finalizado na sexta-feira,04.

Importância A reunião foi aberta pelo diretor-presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec, anfitrião do evento, que deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, o secretário-chefe da Casa Civil do do Maranhão e ex-presidente da Gasmar, Sebastião Madeira, representando o Governo do estado, parabenizou o encontro e todos os participantes, e ressaltou a importância do mercado do gás para a gestão estadual. A programação contemplou palestras e debates, com temas como ‘As Perspectivas da Margem Equatorial para o Nordeste’, proferida por Allan Kardec.

Comitê No decorrer da programação, também foi pautada a estruturação do funcionamento do Comitê de Gás Natural e Petróleo, da Câmara Setorial de Energias do Consórcio Nordeste. Foram realizadas ainda exposições e discussões sobre os resultados recentes das Chamadas Públicas Compartilhadas de Gás Natural, conduzidas pela gerente de mercado industrial e automotivos da distribuidora paraibana PBGÁS, Fabíola Gomes. Em seguida, o gerente de planejamento empresarial da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Victor Paredes, realizou a apresentação técnica dos corredores sustentáveis.

Reuniões temáticas e visita técnica A programação também foi composta pela Formação de Consultoria Técnica para apoio às ações conjuntas das CDL/NE; pelas Chamadas Públicas Compartilhadas; assuntos referentes aos Corredores Sustentáveis; e outros temas correlatos. Por fim, foi realizada uma visita técnica ao Porto do Itaqui, com apresentação do Projeto Vale.

Mercado Para o diretor presidente da Sergas, José Matos, o encontro das Companhias de Gás se mostra de extrema importância, visto que o fórum de debate, que ocorre periodicamente entre os presidentes das companhias de gás natural do Nordeste, tem como pautas problemas e dificuldades do mercado que são comuns aos estados da região. “Este é um momento em que o debate dos temas abordados servem para que cada distribuidora possa tomar suas decisões dentro da conjuntura regional, a qual interfere nacionalmente, por ocasião de negociações com supridores e legislações, no segmento do gás, sendo um importante Benchmarking”, destacou.

8 companhias O evento contou com a participação de oito companhias de gás canalizado do Nordeste, representadas pelos respectivos diretores presidentes: Allan Kardec (Gasmar), José Matos (Sergas), Jailson Galvão (PBGás), José Edilberto Omena (ALGás), Marina Melo (Potigás), Luiz Gavazza (BahiaGás), Miguel Antônio Cedraz (Cegás), Felipe Valença (Copergás).

Ministra do STF recebe livro sobre influência do Banco Mundial na Reforma Trabalhista Leitora assídua de temas ligados ao Direito e à sociedade, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia recebeu com entusiasmo o livro ‘A Reforma Trabalhista Brasileira e o Projeto Doing Business: influências do Banco Mundial’, da auditora-fiscal do trabalho Roseniura Santos. Superintendente Regional do Trabalho adjunta em Sergipe, a autora entregou a obra à magistrada mineira durante audiência na sede da Corte, em Brasília, na tarde da quarta (2/8).

Experiência acumulada Durante o encontro, Roseniura explicou a Carmen Lúcia a importância em compartilhar com ela o texto – que é fruto da experiência acumulada pela auditora ao longo de mais de 25 anos de atuação no direito do trabalho e no administrativo-fiscal.  “Ministra, sei da sua atenção ao tema. O livro foi concebido com a expectativa de contribuir para uma reflexão crítica do processo de reforma trabalhista e construção de uma nova concepção da relação entre empregados e empregadores baseada colaboração harmônica”, resumiu a escritora à integrante do STF, que afirmou que lerá o livro, pois se trata de um assunto muito relevante e que ela acompanha com atenção.

Marco simbólico Carmen Lúcia presidiu o Supremo durante a tramitação da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17) no Congresso Nacional e tem votado de forma decisiva, nos últimos anos, no Plenário do Tribunal, ações que questionam a constitucionalidade da lei. A ministra foi a segunda mulher a integrar o STF e a primeira ministra a usar calça comprida durante uma sessão plenária, fato aparentemente simples mas com força simbólica por representar a atuação das mulheres no mercado de trabalho. O mesmo marco simbólico aconteceu com a primeira-dama do Brasil Janja Lula da Silva na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fruto de pesquisa e experiência profissional O livro é resultado de pesquisas acadêmicas e da experiência profissional de Roseniura. Auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego desde 1996, a sergipana do município de Capela possui doutorado em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador e já foi servidora da Justiça Federal em Sergipe e da Justiça do Trabalho da Bahia.

 Influência direta Em sua obra, Roseniura demonstra a influência direta das diretrizes do Banco Mundial no processo de reforma trabalhista brasileiro pela análise da metodologia e relatórios produzidos no âmbito do Projeto Doing Business, que visa monitorar os países quanto à normatização do mercado de trabalho. Quem desejar conhecer mais sobre o trabalho da autora aqui: http://roseniura.com.br/

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Congresso Internacional de Cardiologia Do professor e médico Antônio Carlos Sobral Sousa nas redes sociais: “Conseguimos o prêmio de 2º Melhor Tema Livre do Congresso Internacional de Cardiologia Rede D’or, 2023 no Rio de Janeiro! Parabéns, Gabriela Salazar e demais co-autores; parabéns Carlos Aurélio pela convincente apresentação; parabéns ao Hospital São Lucas, pelo apoio e incentivo para realização de pesquisas de qualidade!”

 INFONET

Em destaque

Mauro Cid depõe e diz nada saber sobre plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Publicado em 19 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Cid prestou depoimento e corre o risco de perder...

Mais visitadas