Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, fevereiro 24, 2023

Indicação de advogado de Lula para o Supremo não parece uma boa ideia

Publicado em 24 de fevereiro de 2023 por Tribuna da Internet

Zanin, amigo de Lula, desperta conflitos de interesses

Hélio Schwartsman
Folha

As colunas de bastidores dão que o favorito para a próxima vaga no Supremo é o advogado Cristiano Zanin Martins, que defendeu Lula na Lava Jato. Não penso que seja uma boa indicação. Não coloco em dúvida a capacidade do causídico. Eu não veria nenhum problema se a nomeação fosse para o Ministério da Justiça, a AGU ou qualquer outro cargo do governo.

 Os requisitos aí são a capacidade técnica e a confiança do presidente. A cadeira no STF é um pouco diferente.

CONFLITOS DE INTERESSES – Talvez seja preciosismo meu, mas penso que muita proximidade com o presidente é um elemento que deveria inabilitar o candidato para o posto, já que levanta ao menos em potência muitos conflitos de interesse.

Não são poucos os temas sensíveis para o governo que terminam no Supremo, sem mencionar a possibilidade de o mandatário e seus principais auxiliares virem eles próprios a ser julgados pela corte.

Num país em que os princípios da impessoalidade e da moralidade fossem levados mais a sério, o ministro deveria dar-se por impedido de emitir juízo sobre esses casos e, como consequência, teríamos apenas meio magistrado.

REGRA DO JOGO – Lula pode alegar, é claro, que apenas segue a regra do jogo. Nada na Carta ou na lei impede a indicação de Martins, que ainda teria de receber a chancela do Senado. Fato.

Mas outro problema institucional brasileiro é que o Senado é absolutamente negligente na tarefa de avaliar e aprovar candidatos a postos-chave. Com raríssimas exceções, a indicação presidencial é sinônimo de nomeação —e não deveria ser assim.

Nos EUA, onde as sabatinas senatorias são para valer, um pouco menos de 10% dos candidatos indicados para a Suprema Corte terminam rejeitados. No Brasil, exceto pelo governo de Floriano Peixoto (1891-94), que era uma espécie de Bolsonaro “avant la lettre” e teve cinco indicações vetadas, todos os outros presidentes nomearam quem bem entenderam, com o Senado se limitando a fazer salamaleques.

Em destaque

Ao apoiar censura de Moraes, governo Lula aprova perseguição a jornalistas

Publicado em 30 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Em 2004, STJ evitou expulsão de um ornalista por Lu...

Mais visitadas