Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 23, 2023

PT prepara uma investida para reformar o artigo 142, invocado pelos golpistas


Saiba o que é o artigo 142, que não autoriza uma intervenção militar -  Perrengue Mato Grosso

Bolsonaristas fizeram uma leitura errada do artigo 142

Denise Rothenburg
Correio Braziliense

O clima após 8 de janeiro ainda está vivo na memória dos congressistas e dos brasileiros. Os petistas esperam aproveitar o embalo para reforçar todos os alicerces das instituições e, também, reduzir os instrumentos dos militares, especialmente o artigo 142 da Constituição.

Por isso, a partir da próxima semana, o PT jogará a sua força e a de, pelo menos, parte do governo, para acabar com as famosas operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs), que tanto sucesso fizeram na história recente do país.

COLETA DE ASSINATURAS – A avaliação é de que, se não for agora, não haverá outro portal para passar um projeto desses. A coleta de assinaturas começa já na semana que vem.

A avaliação, tanto no Judiciário quanto no Legislativo, é de que as GLOs ganharam muita visibilidade. E têm sido a cada dia mais recorrentes, uma vez que o Exército passou a ser chamado para resolver todas as mazelas sociais. Março será a hora de tentar passar essa “boiada”.

Vale lembrar o trecho da entrevista do ministro Gilmar Mendes, do STF, ao Correio, em janeiro: “Ficamos muito dependentes das GLOs. Foram mais de 150 desde 1992. E uma boa parte disso se deu por conta de quê? De greve de polícia ou de violência urbana, que, normalmente, era causada pela falência do sistema policial. Então, temos de olhar isso com muito cuidado e, talvez, ter forças suplementares que dispensem, tanto quanto possível, as GLOs”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Essa opinião de Gilmar Mendes lembra o palpite infeliz de Noel Rosa. Em tempos de paz, os militares nada tem a fazer. Ou seja, podem e devem ajudar o poder civil no controle da Amazônia, das fronteiras e da segurança pública. Gasta-se muito para manter as Forças Armadas e espera-se que prestem serviços à sociedade civil. Isso nada tem a ver com golpismo. O PT parece que não tem nada mais com que se preocupar, num país em eterna crise, com inflação escancarada e salários congelados. Aliás, quem acredita no IPCA? (C.N.)


Em destaque

A absurda trama de crimes contra a democracia brasileira

Publicado em 25 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Clayton (Arquivo do Google) Pedro do C...

Mais visitadas