Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, fevereiro 26, 2023

A regra é claríssima. Comunicação de governo deve ser impessoal, informativa, educacional.

 

                                                    Foto Divulgação



Por: mvitorino_

Já sei que essa publicação será motivo de discórdia no meio da comunicação política, mas é hora de tocarmos no assunto antes que dê mais problemas.


Estou vendo muitos canais institucionais sendo usados de forma indevida há muitos anos. Vi excessos de todos os tipos: uso da imagem pessoal do gestor em protagonismo, conteúdos que claramente se mostravam promoção pessoal, apropriação do canal institucional pelo gestor, marcações e agora temos também as publicações colaborativas.

Vamos simplificar as coisas: se fomos seguir o que está na Constituição, a comunicação de uma prefeitura, governo ou secretaria, não deveria conter nomes de servidores ou de gestores. Na minha publicação anterior coloquei até o trecho da lei.

A regra é claríssima. Comunicação de governo deve ser impessoal, informativa, educacional.

Há de convir que um gestor tem ganhos para sua imagem pessoal ao aparecer nas redes da instituição que está conduzindo. Quando há a marcação ou ainda a publicação colaborativa, o gestor não apenas se beneficia da imagem, mas como também direciona pessoas aos seus canais pessoais.

"Ah, mas todo mundo fez e não deu nada!" é o que mais costumo escutar. Como minha mãe me disse lá atrás e agora eu repito para você: "você não é todo mundo!".

Já houve decisão de cassação de direitos políticos de quem usou de forma indevida os canais de comunicação de instituições e ninguém está livre de uma denúncia.

Dar ou não será algo que vai depender dos adversários e da justiça eleitoral, mas se o gestor quiser fazer o que é correto e evitar um processo que tire o escorpião do bolso e pague ele mesmo o impulsionamento de seus canais.

PS. Eu sei que existem "profissionais" que incentivam gestores na prática do delito, mas busque saber mais sobre a história de cada um, o que fez de bom, as campanhas que trabalhou, os cargos que ocupou, o que de bom produziu na comunicação política e verá que a maioria é só espuma, design bonitinho e chavões.

Nota da redação deste Blog - Enquanto isso em Jeremoabo vale tudo. qeu dane-se a Constituição.

Promoção pessoal as custas do dinheiro do povo

Em destaque

Ao apoiar censura de Moraes, governo Lula aprova perseguição a jornalistas

Publicado em 30 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Em 2004, STJ evitou expulsão de um ornalista por Lu...

Mais visitadas