Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, fevereiro 28, 2023

Do bispo sergipano fantasma na BA e dos bispos antagônicos em SE

 em 28 fev, 2023 4:02


    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Bispo fantasma?

E viralizou nos meios de comunicação e nas redes sociais o escândalo envolvendo o bispo de Itabuna, na Bahia, o sergipano d. Carlos Alberto, amigo e correligionário político do dep. Luciano Bispo. O bispo foi condenado por improbidade administrativa e teve os seus bens bloqueados para devolver quase 800 mil reais aos cofres do Estado de Sergipe. Leia matéria aqui: https://g1.globo.com/google/amp/ba/bahia/noticia/2023/02/24/justica-de-sergipe-bloqueia-bens-de-bispo-apos-mp-se-mover-acao-por-suspeita-de-que-religioso-recebeu-salarios-indevidos-por-16-anos.ghtml

A acusação contra o bispo é de que ele teria recebido, sem trabalhar, como professor da rede estadual durante 16 anos. Misericórdia. É um bispo fantasma ou um fantasma bispo? Arrepare, Osmário, será que o Vaticano não irá demiti-lo do cargo de bispo de Itabuna?

Bispos antagônicos

E quem tomou posse da diocese sergipana de Estância, no último sábado, 25, foi d. Genivaldo Garcia. Uma multidão tomou as ruas de Estância para acolher o seu novo bispo. O titular deste espaço, que participava todos os domingos da missa celebrada pelo hoje bispo d. Genivaldo, acompanhou toda a transmissão da posse e tirou duas conclusões.

Na posse do d. Genivaldo foram perceptíveis duas imagens que despertaram a atenção do titular deste espaço: 1ª d. Genivaldo e d. João Costa são duas figuras de bispos antagônicas. O primeiro mostra ser um pastor que quer bem às suas ovelhas, enquanto o “mascarado” arcebispo de Aracaju é apático e indiferente às pessoas, principalmente com as mais pobres; 2ª d. Genivaldo demonstrou um profundo carinho e apatia para com o clero de Estância.

Assim deve ser o bispo: amável e atencioso com o seu clero. Dom João, ser bispo é ser pastor e não patrão.

Alguém pode avisar ao arcebispo de Aracaju, d. João Costa, que ele está servindo de chacota no meio do povo? Pois o homem só vive mascarado e chamando a atenção de todos. Home, vôte.

O desespero da tática desmascarada dos sites “carvalhandisse”  E o blog recebeu dados sobre a tática desesperada de um político para tentar diminuir o desgaste da imagem associada a prepotência e a arrogância com a “criação”, e “manutenção” financeira de alguns sites de notícia. A tática já está sendo chamada pelos jornalistas e radialistas sergipanos de “carvalhandisse” por conta dos autores da infausta “novidade”. Tudo em família, inclusive a parte digital cuja inteligência já gastou R$ 600 mil…

Funcionário de carreira vai presidir órgão responsável pela reforma agrária UOL/Folha: O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu efetivar o engenheiro agrônomo César Aldrighi no comando do Incra, autarquia responsável por dar andamento a questões da reforma agrária do Brasil. Ele, que é funcionário de carreira do órgão, já vem ocupando o posto interinamente. A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, mostrou que movimentos do campo como MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura ) têm se queixado de lentidão do governo federal em relação às questões agrárias.

Ex-secretária de SE e diretoria Rose Rodrigues, ex-secretária de Agricultura de Sergipe, deverá ocupar uma diretoria no Incra. Havia expectativa no MST de que ela comandasse a autarquia, o que acabou não se confirmando.A demora na definição dos nomes para comandar o Incra e suas superintendências está relacionada à disputa política envolvendo os cargos. No Ministério do Desenvolvimento Agrário, a lentidão tem sido atribuída à espera pela distribuição de cargos a aliados a ser definida pelo núcleo político do governo Lula.

Escolha Entre os movimentos do campo, a escolha por Aldrighi foi recebida sem críticas nem empolgação relacionadas a seu perfil. A definição por um nome em si foi vista com bons olhos, pois a partir dela as negociações sobre temas agrários devem ter andamento. Como o engenheiro tem perfil técnico, acredita-se que futuramente ele possa ser trocado por algum indicado político.

 

 

Atenção agricultores familiares: Seduc abre chamada pública para gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis produzidos por agricultores familiares para a rede escolar estadual. O certame tem o valor estimado de R$ 6,5 milhões.

 

 

 

Na Assembleia E o ex-diretor presidente da Emdagro, o engenheiro agrônomo Jeferson Feitoza Carvalho, que passou 16 anos no cargo e é funcionário de carreira da empresa vai continuar prestando serviços a Sergipe. Desta vez na Assembleia Legislativa cuja portaria foi publicada ontem, 27, no Diário Oficial.

Revogado pregão eletrônico “almoço e jantar” para a Casa Civil E o Diário Oficial de Sergipe de ontem, 27, publicou a revogação, pelo gabinete de Gestão das Contratações, Licitações e Logística do pregão eletrônico 018/2023 que visava a contratação de empresa com o objetivo de fornecer alimentação preparada (tipo buffet – self-service almoço e jantar – para atender as necessidades da Secretaria de Estado da Casa Civil. A justificativa foi a conveniência, interesse da administração pública e, especificamente, pela necessidade de alterações no projeto básico.

Voto Feminino na Estácio Nesta terça-feira, 28, acontece no Centro Universitário Estácio Sergipe o Cine Debate Voto Feminino. O encontro que é realizado em parceria com a Ordem dos Advogados vai contar com a participação da professora do curso de Direito do Centro Universitário Estácio, Letícia Rocha, que é mestre em Direitos Humanos. O Cine Debate Voto Feminino é aberto ao público e acontece no final da tarde, a partir das 18h45 na sede da Estácio, Bloco F, sala 410.

Em Lagarto, criança faz relato dramático após ter sua casa alagada: “Hilda Ribeiro, tenha piedade” Deu no site “O Bolo é Grande: “Após as chuvas da última semana, que alagaram diversas regiões no município de Lagarto, houve o relato dramático de uma criança, moradora do bairro Loiola 2, que teve sua casa invadida pela água. “Olha a situação da nossa casa! Está tudo alagado, tem tanta bactéria aqui. A gente já perdeu muita aula por causa dessa água. Hilda Ribeiro, tenha piedade de nós!”, disse ao gravar o alagamento generalizado. Para piorar, água de esgoto, lama e sujeiras, deixam o ambiente mais insalubre, além da dificuldade de locomoção, que impede o acesso à escola.”

Sofrimento vivido E continua a matéria: “maturidade da criança ao detalhar o sofrimento vivido por sua família e por todos da comunidade, repercutiu nas redes sociais. Na página do Instagram do site LCEV, onde o vídeo foi compartilhado, uma internauta criticou a prefeita Hilda Ribeiro, pela falta de assistência: “Ainda ganha título de melhor prefeita, eu fico sem entender como isso pode acontecer”. Toda matéria com vídeo aqui: https://www.oboloegrande.com.br/em-lagarto-crianca-faz-relato-dramatico-apos-ter-sua-casa-alagada-hilda-ribeiro-tenha-piedade/

 

 

Ação de Vacinação Noturna em Nossa Senhora do Socorro, nesta terça-feira, 28 Para facilitar o acesso aos imunizantes contra a Covid-19, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará uma ação noturna para atingir o público que precisa completar o calendário vacinal e devido a rotina diária não consegue ir até a Unidade de Saúde.

8 unidades abertas das 18h às 21h Hoje, 28, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão como Ponto de Vacinação, e disponibilizarão todas as vacinas contra a Covid-19 para todas as faixas etárias. A ação acontecerá das 18h às 21h. Para tomar a vacina é preciso levar o RG, CPF, cartão do SUS e relatório médico (no caso dos imunossuprimidos).

 

Ricardo Vasconcelos afirma que é preciso reforçar sistema de proteção às crianças e adolescentes Durante a Audiência Pública realizada ontem, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para discutir o processo unificado de escolha de Conselheiros Tutelares 2023, o prefeito em exercício e presidente licenciado do Legislativo aracajuano, Ricardo Vasconcelos (Rede), ressaltou a importância de reforçar a rede de proteção à criança e ao adolescente em Aracaju.

Importância do debate Para Ricardo Vasconcelos, é de crucial importância levar o debate ao Parlamento. “Porque escutamos os dois lados da moeda e temos as informações que vêm das instituições. Sempre estamos em contato com os Conselhos Tutelares e a maior preocupação dos vereadores não é se vai ter ou não prova, mas se as crianças e adolescentes estão tendo a assistência devida e se os conselheiros estão conseguindo desempenhar suas funções”, afirmou.

Maior estruturação No entendimento do prefeito em exercício, a garantia dos direitos de crianças e adolescentes passa por uma maior estruturação dos seis Conselhos Tutelares da Capital. “É preciso que se tenha estrutura e condições de trabalho. Muitas vezes os conselheiros reclamam que deixam de atuar por falta de estrutura, e a gente quer aprofundar esse debate na Casa, porque temos a necessidade de atualizar essa legislação que rege o funcionamento do Conselho”, assegurou Ricardo Vasconcelos.

Proteção Apesar de ser um assunto delicado, Ricardo Vasconcelos fez questão de destacar que a intenção não é política, mas assegurar a proteção de crianças e Adolescentes. “Não temos interesse em fazer política com essa pauta para agradar “a” ou “b”, a nossa intenção é garantir os interesses de crianças e adolescentes e vamos continuar o debate, sem ninguém puxar para algum dos lados, pois a preocupação é como dar efetividade à rede de proteção. Enquanto representante do povo, independentemente de que lado venha, queremos salvaguardar as nossas crianças e adolescentes”, garantiu.

Demanda Ainda de acordo com Ricardo Vasconcelos, todo o Sistema de Proteção deve se reunir com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para apresentar a demanda. “É mostrar os fatos nus e crus, porque temos um aumento em violência doméstica, abusos e suicídios de crianças e adolescentes. Claro que não é um fato isolado de Aracaju, mas a gente tem que fazer a nossa parte e cobrar que todo mundo faça o seu papel. E não dá para cobrar sem darmos condições de trabalho”, frisou.

Primeira edição do Governo itinerante em Boquim O Governo lançou nesta quinta-feira, 27, no município de Boquim, na Região Centro Sul do Estado, a primeira edição do ‘Sergipe é Aqui’, uma ação itinerante que ofertou diversos serviços para a população. O senador Laércio Oliveira (PP-SE) acompanhou a execução do programa, visitou os estandes, conversou com servidores, com a população, e elogiou a iniciativa do governo realizada através das secretarias e órgãos estaduais.

Simbologia “O governo de Sergipe instalou estrutura no município de Boquim, isso tem uma simbologia muito grande pela maneira como a ação é realizada, aproximando as secretarias da comunidade, mas acima de tudo tem o compromisso de campanha, pois o governador Fábio Mitidieri afirmou que levaria a estrutura governamental para os municípios logo no início do seu mandato e ele cumpriu”, comentou.

Novos empreendimentos Laércio também destacou a parceria com o governador Fábio Mitidieri e se comprometeu em continuar ajudando o Estado buscando recursos em Brasília para os municípios e na atração de novos empreendimentos. “Fábio é um incansável. Fiz questão de participar desse evento porque acredito no seu governo e serei um parceiro do seu trabalho porque acredito nas suas propostas e na transformação que Sergipe viverá”, afirmou.

Serviços Foram disponibilizados diversos serviços como confecção de carteira de identidade; emissão de antecedentes criminais; confecção do ID Jovem; renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); atualização cadastral do CadÚnico; testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis como o HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C; consulta com médico clínico da Carreta do Homem e exames; emissão de carteira de trabalho digital; entre outros.

Ordem de serviço O atendimento à população se concentrou na Praça da Prefeitura, onde o governador também assinou ordem de serviço para a reestruturação da rodovia Cleonâncio Fonseca, que liga Boquim à Estância. “O que a gente está fazendo aqui hoje nós queremos proporcionar para toda a população sergipana. Vamos fazer uma transformação, já me comprometi em ampliar os serviços da UPA, e vamos fazer a UPA virar um hospital regional porque queremos que Boquim volte a ter saúde de qualidade”, disse Fábio Mitidieri.

Satisfação O prefeito de Boquim, Eraldo de Andrade, falou sobre a satisfação em receber os serviços do governo estadual no município. “Boquim é hoje a capital sergipana, com diversos serviços oferecidos à população e a gente fica muito satisfeito e agradecido imensamente ao governador Fábio Mitidieri pelo lançamento desse programa Sergipe é aqui no município, com diversos serviços e eu tenho certeza que vai ser um sucesso ao longo do seu mandato”, disse.

Deputada Katarina Feitoza destaca importância do Hospital e Maternidade Santa Isabel A Diretoria do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) recebeu a deputada federal Katarina Feitosa (PSD) para uma visita à instituição. Na ocasião, foi pontuada a discussão de medidas para a melhoria dos serviços de saúde ofertados pela unidade filantrópica. Além disso, a parlamentar pôde conhecer todas as instalações do hospital, como a Pediatria, UTIs Adulto e Neonatal, Centro Cirúrgico, entre outros.

Importância do HMSI Segundo Katarina Feitoza, diante da importância do HMSI para o atendimento da saúde sergipana, faz-se necessário reunir esforços para que seja possível a manutenção dos serviços prestados pela instituição, que atende a milhares de pessoas de forma gratuita e zelosa.

Estrutura “Esse hospital precisa sobreviver e avançar porque ele é muito importante para todos nós. A estrutura é fantástica, oferecendo por mês cerca de 20 mil atendimentos pediátricos e realizando aproximadamente 800 partos por mês, além das cirurgias. Como parlamentar, o meu mandato estará à disposição para que os serviços prestados aqui possam avançar. Vamos fazer com que esta instituição secular continue fazendo parte de nossas vidas”, ressaltou a deputada federal.

Advogada defende gratuidade para autistas em eventos artísticos e culturais Advogada e mãe atípica, Priscila Boaventura defende a gratuidade em eventos culturais e artísticos como inclusão social. De acordo com lei municipal 5.014/2018, em Aracaju tem direito ao benefício pessoas com deficiência pertencentes à família com renda mensal de até três salários mínimos, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico, e/ou titular de benefício mensal à pessoa com deficiência.

Papel inclusivo Para Priscila, o texto atual da Lei não cumpre o papel inclusivo, já que restringe o acesso a pessoas com renda específica. “Gosto de ressaltar que a gratuidade é um ato de inclusão social para pessoas com deficiência e autistas, é, na verdade, um abraço de boas-vindas para as famílias que já encontram muitas dificuldades em sua rotina, independente de condição social”, disse.

Direitos Ela lembra que a gratuidade era regida pela Lei Municipal n. 3005/2002, revogada em 2018. Nesse texto, eram assegurados às pessoas com deficiência, independentemente de faixa etária, o acesso gratuito às casas e shows, cinemas, teatros, circos, praças de esportes e em quaisquer ambientes onde sejam realizados espetáculos artísticos ou culturais. “Inclusão não é favor e negá-la é crime. Não podemos deixar de lutar pelos direitos de nossos filhos. Em caso de negativa, aconselho que procurem a Justiça”.

Aracaju Previdência O Censo Previdenciário dos servidores públicos municipais vinculados ao Instituto de Previdência do Município de Aracaju encerra no próximo dia 10 de março. O recadastramento acontece nos formatos presencial e online e tem como objetivo a atualização cadastral dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. A atualização cadastral é importante, pois evita que benefícios sejam pagos indevidamente, causando prejuízos ao Aracaju Previdência e a todos os segurados.

Feministas de Sergipe se preparam para 7ª Marcha das Margaridas A 7ª edição da Marcha das Margaridas acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília. E já começou em todo o Brasil a mobilização das mulheres trabalhadoras rurais e da agricultura familiar para viabilizar a viagem. Agora em fevereiro, em Sergipe, a FETASE convidou a CUT, o SINTESE e o SINDOMÉSTICA para compor a comissão ampliada para a construção da Marcha das Margaridas.

Tema  Com o tema ‘Margaridas em Marcha pela Construção do Brasil e Bem Viver’, a 7ª Marcha das Margaridas conta com a participação de 16 entidades de todo o Brasil, entre elas, a CUT.

Carta Compromisso Neste momento de preparação, as agricultoras de todo o Brasil estão construindo uma Carta Compromisso que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mês de junho, para que Lula tenha tempo de avaliar e responder às propostas das mulheres agricultoras. Para reunir lideranças de trabalhadoras rurais de todo o Brasil, as dirigentes sindicais estão vendendo Rifas no valor de R$ 10 com o objetivo de custear a viagem para Brasília. Através das Rifas serão sorteados aparelhos de TV, celulares e um carro.

1º Encontro Dança Sergipe acontece entre os dias 10 e 12 de março O Conselho Brasileiro de Dança apresenta o 1º Encontro Dança Sergipe. O evento, inédito no Estado, acontece entre os dias 10 e 12 de março, no Espaço Cultural Alquimia e Teatro Atheneu. A programação contempla bailarinos iniciantes, intermediários e avançados, e escolas do setor. No primeiro dia, às 18 horas, uma Roda de Conversa abre o Encontro com a participação de professores renomados, os grandes nomes que fizeram a história da dança no Estado, inscritos e técnicos da Arte e Cultura.

Aulas Nos dias 11 e 12, as aulas serão pilotadas por Tatiana Estrella, Flávia Burlini e André Malosa. O trio também julgará a Mostra de Dança Comentada. Os destaques nesta ação ganharão bolsas de estudo, isenções em festivais, curso para professores e consultorias para o desenvolvimento das apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre os grupos de dança de diversas cidades do Brasil.

Informações  Elza Imperatriz Batalha é a delegada representante do CBDD Sergipe. O Workshop e o regulamento são divulgados no perfil do Instagram @cbddsergipe. Para mais informações, favor entrar em contato com o WhatsApp (79) 99802-3599. As inscrições são realizadas no e-mail fdbeventcontroller@gmail.com

INFONET

Em destaque

Ao apoiar censura de Moraes, governo Lula aprova perseguição a jornalistas

Publicado em 30 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Em 2004, STJ evitou expulsão de um ornalista por Lu...

Mais visitadas