Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, fevereiro 26, 2023

Para adiar desgaste, Lula empurra no colo de Haddad a maldição dos combustíveis

Publicado em 26 de fevereiro de 2023 por Tribuna da Internet

Lula confirma Fernando Haddad como ministro da Fazenda | Exame

Lula tenta se livrar do desgaste pelo aumento do diesel

Bruno Boghossian
Folha

Poucos fatores podem drenar a popularidade de governantes e produzir problemas políticos como os preços dos combustíveis. O gás de cozinha mais caro pressionou FHC, a gasolina alimentou o mau humor de opositores com Dilma Rousseff, o diesel jogou uma greve de caminhoneiros no colo de Michel Temer, e Jair Bolsonaro lutou contra as bombas durante a campanha à reeleição.

Lula tenta adiar seu encontro com essa maldição. Assim que voltou ao Planalto, o petista prorrogou o corte de tributos sobre combustíveis —um explosivo deixado por Bolsonaro. A decisão contrariou a equipe econômica, mas o presidente preferiu fugir a todo custo de uma má notícia no primeiro dia de mandato.

ESCALADA DE PREÇOS – O assunto voltou à mesa de Lula porque o governo quer evitar uma escalada de preços quando a desoneração acabar, na quarta-feira (1º). Depois de passar a campanha prometendo baratear os combustíveis, o petista pretende desviar esse peso dos consumidores num momento de inflação já pressionada.

O ministro Fernando Haddad é contra esticar mais uma vez o corte de impostos, que custa alguns bilhões de reais por mês ao governo e atrapalha sua missão de equilibrar as contas.

Os conselheiros políticos de Lula argumentam, por outro lado, que uma nova prorrogação é necessária para dar tempo à Petrobras de adequar sua política de preços e amenizar o impacto nas bombas.

PENALIZAR O CONSUMIDOR – Voz influente nas decisões tomadas por Lula, a presidente do PT disse que taxar os combustíveis agora seria “penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”.

Em outras palavras, Gleisi Hoffmann insinuou que a equipe de Haddad propõe uma medida que causa prejuízos à população e danos políticos ao presidente.

A maldição dos combustíveis agora ameaça Haddad. Não é pequena a chance de o ministro da Fazenda ser obrigado a absorver uma derrota pública para a ala política do governo nesse embate, além de ter que acomodar o custo da desoneração por mais dois meses.

Em destaque

Ao apoiar censura de Moraes, governo Lula aprova perseguição a jornalistas

Publicado em 30 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Em 2004, STJ evitou expulsão de um ornalista por Lu...

Mais visitadas