Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, fevereiro 25, 2023

Estados Unidos querem mais informações para decidir se extraditam Allan dos Santos


Por que Allan dos Santos não foi extraditado e preso? Ele é foragido?

Extradição de Allan dos Santos está parecendo Piada do Ano

Andreza Matais, Felipe Frazão e Vera Rosa
Estadão

O governo dos Estados Unidos enviou ao governo brasileiro uma nova requisição de informações adicionais, no processo de extradição do blogueiro bolsonarista foragido Allan dos Santos. O pedido de extradição é tratado entre autoridades do judiciário dos dois países.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse em entrevista ao Estadão que o processo está em curso e que foi enviado ao Supremo Tribunal Federal para que o questionário fosse respondido e remetido a autoridades norte-americanas.

LIVRE NOS EUA – Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, o blogueiro foragido Allan dos Santos se mudou em 2020 para os Estados Unidos, onde transita livremente, embora haja contra ele um pedido de prisão em aberto no Brasil, desde 2021. Ele participou de manifestações políticas e já hostilizou ministros da Suprema Corte em viagem aos Estados Unidos. Recentemente, marcou presença em atos de Bolsonaro em Orlando, na Flóridos Estados Unidos.

Allan dos Santos é investigado no âmbito do Supremo por divulgação de informações falsas e ataques a ministros.

O Brasil tem mandado para a prisão do Alan dos Santos, ele está no exterior, volta e meia faz vídeo lá, aparece e nada ocorre. Como está esse processo?
Houve pedido de extradição e está sob análise das autoridades dos Estados Unidos. Houve uma resposta técnica recente, semana passada, em que eles pediram mais informações e nós estamos nesse momento junto com o Supremo, vendo esses elementos para responder ao governo dos EUA.

E o presidente Lula conversou sobre isso com Joe Biden?
Não sei. Mas as diligências que nos cabem aqui como órgão de cooperação jurídica internacional estão sendo feitas. Houve pedido, houve resposta na semana passada. Na verdade, é um questionário sobre certas circunstâncias, aí o pessoal aqui da Secretaria Nacional de Justiça conversou com o Supremo para ver como responde, porque o inquérito é lá.

Ele pode ser preso? Tem que ter um acordo?
O acordo existe. A questão é: seria prender para extraditar. E aí essa extradição depende da tramitação desse pedido, que já existe. O que eu posso dizer é isso.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Acredito que Allan dos Santos não venha a ser extraditado. Os Estados Unidos sabem que o Brasil é uma esculhambação jurídica, se tornou o paraíso da impunidade, único país do mundo que não prende criminoso após condenação em segunda instância. Numa conjuntura desse tipo, como considerar criminoso um blogueiro que investe contra o Supremo, que é responsável por este estado de coisas? É mais fácil considerá-lo refugiado político, se é que vocês me entendem, como dizia o jornalista Maneco Müller. (C.N.)

Em destaque

Ao apoiar censura de Moraes, governo Lula aprova perseguição a jornalistas

Publicado em 30 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Em 2004, STJ evitou expulsão de um ornalista por Lu...

Mais visitadas