em 2 jan, 2023 4:04
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
“Ditadura nunca mais. Democracia para sempre”. Essas palavras proferidas pelo presidente Lula durante o discurso de posse no Congresso Nacional representam bem o que foi a campanha eleitoral histórica e simbólica do ano de 2022.
Foi construída uma frente, principalmente no segundo turno, não para eleger simplesmente Lula presidente. Pessoas de diferentes ideologias e que tinham (e têm) sérias críticas ao governo Lula no passado, deixaram de lado as divergências para se unirem em prol da defesa da democracia.
O governo Lula, com certeza vai errar e receberá as críticas necessárias. A diferença é que o brasileiro do bem pode dormir tranquilo que não acordará com um golpe militar batendo em sua porta. Não terá um presidente negacionista, homofóbico e que a todo momento ameaça a Constituição, a liberdade de imprensa e a democracia.
Que as autoridades cumpram a lei e a justiça contra aqueles que defendem o fascismo e o golpe. Não são democratas, são meliantes que merecem a punição de acordo com a lei. Democracia acima de tudo.
O Brasil precisa de Paz e de um projeto de reconstrução não apenas de uma Nação, mas de uma população que sempre foi civilizada e respeitadora do livre arbítrio.
Posse governo O poema Baliza do sergipano Santo Souza indica o que se pode esperar da gestão de Fábio Mitidieri, empossado governador neste domingo, 01 de janeiro de 2023. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa de Sergipe, reunindo deputados estaduais, autoridades, familiares do governador e foi transmitida pelas TVs Alese e Aperipê. “(…) eu vim traçar nos caminhos a rota livre dos homens com as tintas claras do dia”, diz parte do poema citado por Fábio, dialogando com a premissa de plano de governo: desenvolvimento.
Posse governo II Depois de participar de missa de ação de Graças na Catedral, Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral seguiram para a Assembleia, onde concederam entrevista coletiva e foram empossados. Eleitos com 623.851 votos, o que corresponde a 51,7% dos votos válidos, Fábio e Zezinho assumem levando a experiência política da Câmara Federal e da Alese, respectivamente. A solenidade foi comandada pelo presidente da Casa, o deputado Luciano Bispo (MDB).
Renovação Zezinho Sobral falou sobre renovação política e sobre a expectativa da nova administração. “Estamos muito ansiosos e preparados. É uma renovação política. Sabemos que tanto eu quanto Fábio não tivemos cargos na esfera do executivo estadual e é a primeira vez que isso acontece. Temos experiência no Legislativo, ambos também têm experiências como secretários em diversas pastas. É uma nova experiência muito nobre que exige muita responsabilidade e estamos muito conscientes do que teremos que fazer para atender às expectativas do povo sergipano. É um dia de celebrar com o povo sergipano que nos escolheu para representá-lo”. Após a posse, o governador fez a revista da tropa da Polícia Militar na Praça Fausto Cardoso, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa e recebeu a faixa de governador no Palácio Museu Olímpio Campos.
Discurso Eleito com a promessa de gerar emprego e combater a fome no estado, o segundo governador eleito pelo PSD destacou, em seu discurso, que já começou a trabalhar para cumprir o compromisso firmado. “Durante a campanha, eu e Zezinho falamos de avanço, de emprego, de inclusão. Já começamos a trabalhar na captação de recursos para essas áreas. Conseguimos R$ 29 milhões em emendas para o programa Primeiro Emprego Sergipe e para políticas de segurança alimentar. Serei o governador do emprego para dar dignidade aos milhares de pais e mães de família que, hoje, amargam o desemprego. Para fazer o emprego chegar aos jovens, às moças e rapazes que sonham ganhar seu próprio dinheiro e edificar suas vidas. Essa é a minha luta e meu mantra!”.
Eliane Aquino em Brasília E a ex-vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, anunciou pelas redes sociais que foi convidada pelo ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à fome, Wellington Dias, para assumir a importante pasta da Secretária Nacional de Renda e Cidadania. “Com muita honra e felicidade no coração, participarei do governo Lula”, escreveu Eliane. Sem dúvida com a experiência dela e ao lado do ministro do gabinete da presidência, Márcio Macedo, Eliane poderá contribuir em muito com ações positivas para Sergipe.
Posse na CMA E hoje, 2, a partir das 15h30, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju para o biênio 2023-2024 toma possa. “Como futuro presidente da Câmara quero fazer uma gestão muito bem alinhada, porque o parlamento de Aracaju é a caixa de sociedade, nós estamos aqui para representar os interesses do povo de Aracaju”, explicou o novo presidente, vereador Ricardo Vasconcelos que assume hoje.
Balanço O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale (PSD), recebeu a sexta-feira, 30, a imprensa para apresentar um balanço da sua gestão, iniciada em 2017. Nitinho agradeceu a presença da imprensa e falou sobre pontos importantes da sua administração, como a realização do concurso público, a instituição do pregão eletrônico para as compras e o aumento na transparência da instituição.
Ciclo positivo “É um momento de muita felicidade, está se fechando um ciclo positivo, quem conhece a história da Câmara entende isso. Procurei fazer a diferença”, disse o presidente, agradecendo a todos os servidores da Casa e vereadores, que ele apontou fundamentais na realização do seu trabalho.
Coletivo Nitinho ainda afirmou que na administração pública e na vida, para as coisas darem certo, é preciso primeiro ter boa vontade. “Dei o meu melhor para transformar a Câmara. A administração pública tem que trabalhar para o coletivo, e para isso é preciso escolher as pessoas certas. E uma prova de que escolhemos nomes capacitados é que toda a assessoria contábil foi agora convidada para o Governo do Estado”, apontou Nitinho.
História política A assessora de comunicação da Câmara, Eliz Moura, falou sobre a história política de Nitinho, destacando seu comprometimento a sua forma alegre de encarar a vida pública. Ela também apontou os avanços durante seu trabalho na presidência da Câmara e apresentou um vídeo com um resumo sobre a gestão do vereador, destacando pontos como a criação da Escola do Legislativo e a transmissão da TV Câmara em sinal aberto.
Avanços Um dos pontos importantes ressaltados pelo vereador foi a redução do número de cargos comissionados na estrutura da Câmara Municipal de Aracaju, o que viabilizou economia e a realização do Concurso Público. Nitinho também destacou nas diversas entrevistas que concedeu a excelente nota obtida pela Câmara na avaliação da transparência, que foi realizada pelo Tribunal de Contas do Estado. A instituição modernizou e facilitou o acesso às informações e obteve nota 9,5.
Novo regimento Outros pontos ressaltados foram a reforma na sede da Câmara, a aprovação de um novo Regimento para a Casa. Nitinho ainda fez questão de registrar suas boas expectativas com a gestão do novo presidente eleito da casa, o vereador Ricardo Vasconcelos. “Um jovem competente que foi eleito pela grande maioria dos vereadores e tem tudo para fazer uma excelente gestão”, falou Nitinho.
XLVIII Encontro Cultural de Laranjeiras começa nesta segunda-feira Terá início nesta segunda-feira, 02, e prossegue até o próximo dia 08 de janeiro de 2023, a 48ª edição do tradicional encontro cultural de Laranjeiras que, este ano, voltará ao formato presencial e com uma novidade, o I Festival de Cultura Popular e Arte dos Reis (FECPAR).
Parceria No festival, realizado em parceria entre a Prefeitura, UNIGEL e Palco dos Sonhos, os laranjeirenses e turistas terão acesso a apresentações de teatro, dança, música instrumental, sarau, apresentações de grupos folclóricos, procissão e exposição, ou seja, o que há de melhor sobre cultura popular. Cerca de 200 atrações estão programadas, sendo 100 somente de grupos folclóricos. Nesta segunda-feira, 2, a programação contará com apresentação de teatro, dança, música e sarau, a partir das 14h (programação no print ao lado).
INFONET