A festa de Iemanjá, que será realizada na próxima quinta-feira (2) no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, terá a segurança realizada por cerca de 1.000 policiais e bombeiros, de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A previsão é de que pelo menos 700 policiais militares realizem a segurança do evento, divididos em nove postos elevados de observação e patrulhas espalhadas por diferentes pontos do bairro. Também haverá bases móveis e três portais de abordagem, todos equipados com detectores de metais.
O policiamento será executado por profissionais dos Esquadrões Águia e de Polícia Montada, dos Batalhões de Choque, Especializado de Policiamento Turístico (Beptur) e de Guardas (BG), das Operações Apolo e Gêmeos, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e da 12ª Companhia Independente da Polícia Militar.
A Polícia Civil também atuará na Festa de Iemanjá, com cerca de 50 profissionais distribuídos na Delegacia Especial de Área (DEA), montada ao lado da Igreja de Sant'Ana, nas proximidades do barracão de presentes, e na 7ª Delegacia Territorial (DT Rio Vermelho).
A Central de Flagrantes Online, ferramenta que permite o registro de ocorrências de forma remota, também é outro recurso disponibilizado pela Polícia Civil para atender os participantes do evento. Com isso, os policiais pretendem acelerar o atendimento em caso de alta demanda, na 7ª DT e na DEA.
Na sede do Departamento de Polícia Técnica, na Avenida Centenário, peritos criminais, médicos, odonto, técnicos e servidores administrativos estarão de plantão recepcionando demandas do evento.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) empregará cerca de 118 profissionais dos 1° e 3° Grupamentos de Bombeiros Militar, do 12° GBM (Salvar) e do 13°GBM (Gmar). Os militares também permanecerão de prontidão para intervenções em possíveis ocorrências fora da área da festa.
Além de reforço no policiamento e nas ações de salvamento, a SSP-BA também empregará câmeras de Reconhecimento Facial e vai monitorar o evento através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Bahia Notícias