Por Redação
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA) realizam, na próxima terça-feira (31), na capital baiana, uma audiência pública para debater o aumento da violência contra profissionais da imprensa.
A reunião está marcada para as 10h, na sede da Associação Bahiana de Imprensa, no Centro Histórico, e contará com a presença de representantes da área de segurança pública. Na audiência, o Sinjorba e a ABI-BA devem apresentar uma proposta de protocolo que proteja os trabalhadores da imprensa no exercício profissional.
“Precisamos criar, urgentemente, mecanismos eficazes de proteção aos colegas jornalistas”, enfatizou o presidente do Sinjorba, Moacy Neves. “Para isso, é indispensável o apoio dos órgãos de segurança pública”, acrescentou.
Em Salvador, somente neste mês de janeiro, dois casos de violência contra profissionais da imprensa foram registrados. No dia 11, uma equipe da TV Aratu sofreu intimidação quando cobria atos antidemocráticos na Barra. E, menos de uma semana depois, no dia 16, a repórter Tarsilla Alvarindo, da RecordTV Itapoan, foi agredida fisicamente durante reportagem na Avenida Orlando Gomes.
Segundo as entidades, foram convidados para a audiência pública o secretário da Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner; o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Norma Cavalcanti; o defensor-geral do Estado da Bahia, Rafson Ximenes; o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho e a delegada geral da Polícia Militar da Bahia, Heloísa Campos de Brito.