terça-feira, janeiro 31, 2023

Ao exibir ódio insano, Regina Duarte fornece inspiração ao bolsonarismo radical e violento


A novela de Regina Duarte na malha fina da Lei Rouanet | VEJA

Regina Duarte, a namoradinha do Brasil, faz agora o papel de megera

Clarissa Oliveira
Veja

Se tem algo que ficou claro na eleição do ano passado e nos acontecimentos deste início de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que a extrema direita radical brasileira não é composta por meia dúzia de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. É uma força articulada, organizada e financiada, capaz de provocar destruição e propagar o ódio com um impacto difícil de ser calculado.

 E é, acima disso tudo, uma força que se alimenta e se inspira do que dizem seus líderes e seus expoentes mais ilustres.

CEGUEIRA ABSURDA – Nesta semana, as redes expuseram mais uma vez o grau absurdo de cegueira com que esse grupo opera. E a atriz Regina Duarte consolidou-se ainda mais como a expressão máxima de tamanha desconexão da realidade.

 A postagem feita por ela nas redes sociais a respeito da crise ianomâmi fala por si só.  Imagina-se que até a mente mais radical tivesse dificuldade de postar uma fotografia real da miséria vivida por essa população acompanhada da mensagem irônica escrita pela atriz:

“A infância desamparada dos ianomamis, uma gente criada à base de mandioca, feijão, verduras e peixe”. Arrematada com um emoji mandando um beijinho com um coraçãozinho. Acima do texto, um desenho de uma criança. Nada de fotos.

ÍNDIOS VENEZUELANOS – Mais adiante, uma outra postagem da atriz tenta emplacar a versão fantasiosa de que a crise humanitária ianomâmi não é problema nosso, que nem sequer aconteceu no Brasil. Seria, na cabeça da atriz e de tantos outros que se sentem acolhidos pelo bolsonarismo extremo, um problema da Venezuela.

A reação das redes, inclusive de inúmeros colegas de profissão da atriz, foi imediata. Uma enxurrada de críticas, incrédulas diante de tamanha frieza. Chama a atenção também a validação que ela própria obtém de seus apoiadores.

“A verdade nua e crua de Regina Duarte”, aplaudiu uma seguidora da atriz. “Não se preocupe com as críticas, Regina, a verdade incomoda o pai da mentira. Parabéns, Regina por enfrentar o sistema, você tem coragem, que deus te abençoe sempre”, escreveu outra, que ganhou uma sucessão de emojis postados pela atriz em agradecimento.

MUITOS SEGUIDORES – Regina Duarte tem quase 3 milhões de seguidores no Instagram. Muitos dos quais seguem buscando um aval para propagar o ódio. Com o posicionamento dela, mais uma vez eles encontraram sua inspiração.

O ex-presidente Jair Bolsonaro continua nos Estados Unidos, onde já requereu o direito de permanecer por mais seis meses naquele País.

É mais um movimento que o isenta de responder objetivamente, ao menos por enquanto, pelas consequências de atitudes como o abandono dos índios ianomâmis.

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas