em 18 jan, 2023 4:06
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Nesta quarta-feira, 18/01, completam-se 6 anos que foi publicada a renúncia do arcebispo emérito de Aracaju, d. Palmeira Lessa, e a consequente, ou melhor, a inconsequente nomeação de d. João Costa para arcebispo metropolitano.
Na história da Igreja sergipana, foi a pior escolha tomada pelas autoridades da Igreja para comandar a arquidiocese de Aracaju. Até hoje não se encontra nenhuma explicação para a escolha ter recaído sobre o atual arcebispo. Dizem as línguas felinas de Sergipe del Rey que tudo foi resultado de uma conspiração e jogada política para não permitir, à época, a nomeação de d. Henrique Soares da Costa ou de d. Dulcênio Fontes de Matos para o arcebispado.
Independentemente do motivo que levou à nomeação de d. João Costa, o que se materializou nesses 6 anos à frente da arquidiocese foi um verdadeiro pesadelo, tragédia e calvário.
D. João é classificado e conhecido por grande parte do laicato e do clero como “um bispo indiferente, insensível, frio, apático, avarento, apegado ao dinheiro, ditador, perseguidor, raivoso, rancoroso, fofoqueiro, que adora bajulação e fofoca e bajulador dos ricos e poderosos. Além do mais, falta transparência do arcebispo na condução da administração da arquidiocese.”
Na realidade, o arcebispo de Aracaju, durante esses 6 anos de bispado, prestou um grande desserviço à comunidade católica de Sergipe. Como bem definiu um graduado leigo, “ele não tem estatura moral e nem intelectual para ser bispo e menos ainda para estar à frente da arquidiocese de Aracaju.”
Portanto, já passou da hora das autoridades da Igreja tomarem alguma decisão sobre a permanência de d. João Costa no arcebispado, pois a demora irá apenas prolongar o sofrimento dos fiéis e prejudicar ainda mais a imagem da igreja católica em solo sergipano.
Atestado de falta de transparência O blog continua aguardando as respostas do questionário enviado a d. João Costa. Na segunda-feira, 16, completam-se 49 semanas de espera. No próximo dia 7 de fevereiro o blog irá celebrar o 1º aniversário e proclamar o arcebispo de Aracaju “persona non grata” por falta de transparência no governo da arquidiocese. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/
PF investigando possível golpista na Cáritas AJU? E ontem, 17, em bate papo com uma importante autoridade investigativa o blog foi informado que tem uma senhora, que faz parte da linha de frente da Cáritas Arquidiocesana de Aracaju, que tinha o trabalho de articular com gestores bolsonaristas, esteve nos atos antidemocráticos pedindo intervenção e golpe militar. O blog recebeu a foto e o nome, mas vai esperar para saber se a PF está investigando. Será um “furdunço”…
PT de Sergipe: Alguns querem deixar “quieto” o caso do broche parlamentar usado indevidamente por Jeferson (pres. PT/AJU) na posse de Lula E ontem, 17, no principal grupo do PT de Sergipe (PT/SE – Oficial), dirigentes e militantes trocaram farpas. Um dirigente conhecido, principalmente no governo Déda questionou: e ser neto de Lula garante o meio de sobrevivência? Dá salário para ele? Ele precisa trabalhar para construir a autonomia dele onde quiser… Já outro também conhecido escreveu: “esculhambação os grupos de direita querem é isso pra humilhar ainda mais os companheiros militantes principalmente os mais humildes…”
“Critérios técnicos” Como a nomeação repercutiu nacionalmente, saindo na FSP, “Neto de Lula é nomeado para cargo no governo de Sergipe”, em nota, o governo de Sergipe disse que “a nomeação de João Gabriel Lula da Silva Sato Rosa pautou-se em critérios técnicos e destacou que não há nenhum tipo de vedação à contratação na Constituição Federal.” Não tem como explicar a nomeação de um jovem de 18 anos como “critério técnico”. Mais fácil assumir que foi indicação política mesmo.
Presidente do PT de Aracaju usando broche ilegalmente? E uma dirigente que foi candidata no ano passado aproveitou o assunto sobre a nomeação do neto de Lula e “tacou” a pergunta: Por falar nisso, como fica essa questão de Jeferson Lima? Qual a explicação para isso? Um outro, joga panos quentes: “isso é bobagem, se mexer com isso é mesmo que botar merda no ventilador. Deixe isso quieto pelo amor de Deus… Já foi pronto” A dirigente que foi candidata foi enfática: “Pois NÃO DEIXO QUIETO!!! Até porque é o nome do partido que está em jogo e é por deixar para lá que as coisas acontecem!!!”
Medo de inquérito parlamentar A verdade é que alguns dirigentes de Sergipe têm medo que algum deputado federal (o blog foi informado que um deputado federal eleito pela oposição só espera assumir o cargo em fevereiro para entrar com o pedido de abertura de inquérito parlamentar para descobrir quem cedeu o broche para Jeferson Lima. Com a descoberta o parlamentar responsável pode responder administrativamente. E seria um desgaste para o PT no início do governo com a descoberta de quem cedeu… Valei-me Nossa Senhora da Piedade…
Após elegibilidade, Valmir de Francisquinho é “disputado” por lideranças de Aracaju e Socorro E o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, que disputou o 1º turno eleitoral para o governo sub judice ficando em primeiro lugar e semanas depois conseguiu a elegibilidade no TSE, está avaliando em manter a liderança estadual, já que em Itabaiana o atual prefeito, Adailton Sousa, tem altos índices de aprovação e deve disputar uma reeleição tranquila.
Partidos colocados à disposição Segundo informações, lideranças de Aracaju e Socorro desejam que ele concorra a prefeito e algumas já colocaram os respectivos partidos para que ele concorra já que o PL, é um partido que está de ladeira abaixo e está caracterizando como um partido da ultradireita no país. Sem dúvida, uma tentação, mas é muito cedo para se falar em pré-candidaturas a prefeito nos grandes municípios. Ou não?
Ex-deputado destaca que Marcelo Déda vislumbrava a ponte Brejo Grande/Piaçabuçu Postagem do ex-deputado estadual Jorge Araújo: “Está de volta o debate sobre a implantação de uma nova ponte ligando os Estados de Sergipe a Alagoas. Os Alagoanos defendem que esta ponte seja edificada entre Penedo e Neópolis (o que não me parece muito inteligente), tendo em vista que Neópolis está muito perto da BR 101 e já temos também ali próximo a ponte Propriá-Colégio. Me somo àqueles que defendem a ideia do ex-governador Marcelo Déda, que vislumbrava esta ponte ligando Brejo Grande a Piaçabuçu, que inclusive já tem projeto elaborado. A implantação desta ponte em Brejo Grande concluiria a chamada rota turística pelo litoral, desde a linha verde na Bahia à nossa SE 100, a partir de Pirambu, e de Piaçabuçu a Maceió, que me parece uma ideia mais lógica.”
Ponte em Penedo poderá ter efeito contrário E o servidor público e conhecedor profundo do turismo, especialmente em Sergipe, Carlos Nascimento que por várias vezes já teve textos publicados neste espaço lembrou ontem, 17, que quando foi da Setur, participou de reuniões para discutir a construção da ponte. “Os alagoanos defendem a Neópolis-Penedo que encurta somente 6km o atual trajeto AJU-MCZ, enquanto via Brejo Grande o traje fica 30km a menos. Nas discussões com os alagoanos eu ponderei que a ponte em Penedo poderia ter efeito contrário ao que eles imaginam, e citei o exemplo de Propriá. Até mesmo porque a ponte seria afastada da cidade”, escreveu. Uma ponderação bastante váli
SINTESE Lagarto fará vigília para cobrar reajuste salarial da categoria Deu no O Bolo é Grande: O SINTESE de Lagarto terá uma audiência com a gestão municipal para tratar do reajuste salarial da categoria. A reunião está marcada para acontecer na próxima quinta-feira, 19, e terá vigília dos professores ao lado de fora do prédio da prefeitura. Ainda não se sabe se a prefeita Hilda Ribeiro estará presente.
Percentual E finaliza a matéria: “Falando em professores, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou ontem o reajuste de quase 15% no piso salarial da classe, que passará de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. Infelizmente, em Lagarto, os professores ainda lutam para receber o reajuste referente aos meses de janeiro a abril do ano passado e vão lutar para tentar receber o reajuste de 2023.”
Socorro: Prefeito decreta luto de um dia pelo falecimento de vítimas de incêndio no Conjunto João Alves O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, decretou luto oficial de um dia em sinal de pesar pelo falecimento de Laura Beatriz dos Santos Nascimento, de 3 anos, e de sua irmã Ana Lívia dos Santos Nascimento, de 5 anos, ocorrido na madrugada da terça-feira, 17, no Mutirão do Conjunto João Alves, em virtude de um incêndio que vitimizou as duas crianças. Diante do ocorrido, a Prefeitura de Socorro presta solidariedade, assim como propicia assistência e apoio à família e aos amigos desde o momento do ocorrido. Equipes da Assistência Social, acompanhadas do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, estiveram com os familiares, e a secretária de Assistência Social, Michelle Marry, explicou que a gestão está acompanhando a família desde as primeiras horas da madrugada e que as equipes municipais estão à disposição. “Nós estamos com eles dando todo o apoio possível, disponibilizamos o auxílio moradia e outros serviços. Além disso, também estamos acompanhando a mãe”, explicou a secretária de Assistência Social, Michelle Marry.
Cláudio Mitidieri assume presidência do Ipesaúde confiante na melhoria dos serviços prestados pela instituição O médico ginecologista, obstetra e mastologista, Cláudio Mitidieri Simões, é o novo presidente do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). Ele acaba de assumir a pasta e para Mitidieri esta é uma grande missão em sua carreira.
Desafio “É um desafio muito grande para mim, porque o Ipesaúde é um gigante que tem uma rede própria imensa de serviços médicos e odontológicos. É uma instituição que cuida da vida de milhares de pessoas, e o meu trabalho será o de mostrar o benefício que o Instituto traz para os servidores do Estado, todos os serviços que nós temos e contribuir para melhorar a sua imagem perante a sociedade”, salienta.
Números O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) cobre atualmente em torno de 115 mil vidas de beneficiários e seus dependentes. Em comparação com os planos de saúde privados, o Ipesaúde tem um grande diferencial. “Ele apresenta uma cobertura excepcional não só nas áreas médica e odontológica como no segmento de prevenção”, destaca o presidente. Vale citar ainda os serviços prestados pelos Centros de Odontologia, de Reabilitação e de Endocrinologia e Diabetes. “O nosso Centro de Controle de Diabetes é capitaneado pela Dra. Karla Resende, que é um ícone da Medicina sergipana na área da endocrinologia”, enfatiza. Toda matéria aqui.
Anderson de Tuca realiza Copinha Saudoso Tuca No último sábado (14), o vereador Anderson de Tuca (PDT) realizou mais uma vez a Copinha Saudoso Tuca, que faz parte do seu projeto Esporte na Praça. A Copinha aconteceu, pela primeira vez, no Conjunto Lourival Batista, no Bairro Novo Paraíso. Ao total foram oitos times, com jogadores de até 30 anos, os confrontos iniciais foram acerca de sorteio, seguindo para as semifinais e finais. O time campeão do ano foi o Real América, no Bairro América.
Incentivo “A gente faz questão de realizar todos os anos e incentivar a prática esportiva, além das premiações simbólicas, conversamos e orientamos para que os jovens e os adultos presentes não se envolvam em meios errados, como as drogas, que sabemos que todos estão suscetíveis a isso”, o vereador também traz a importância de ocupar as praças de Aracaju com eventos esportivos e de lazer, trazendo mais movimento e interação nos bairros. O evento ocorre todo mês de janeiro, e a pretensão do vereador Anderson é realizar em bairros diferentes a cada ano, para que mais comunidades possam participar e conhecer o Projeto.
INFONET