GABRIELA GUERREIROda Folha Online, em Brasília
O governador de Alagoas, Teotônio Vilella Filho (PSDB), pretende prestar depoimento como testemunha de defesa do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no terceiro processo a que responde no Conselho de Ética do Senado --no qual é acusado de usar "laranjas" para a compra de um grupo de comunicação em Alagoas. A Folha Online apurou que o governador pretende marcar o depoimento para a semana que vem.
O depoimento deve ocorrer em sigilo ao relator do processo no conselho, senador Jefferson Péres (PDT-AM). O senador pretende concluir as investigações sobre o caso até o dia 14 de novembro para apresentar o texto ao conselho.
Vilella Filho foi arrolado como testemunha de defesa por Renan porque disputou o governo do Estado com o usineiro João Lyra no passado --por este motivo pretende afirmar ao conselho que as acusações do usineiro contra Renan foram provocadas pela disputa política local.
A estratégia de defesa do peemedebista é desqualificar Lyra como acusador, já que o usineiro foi responsável por divulgar as denúncias de que teria firmado sociedade oculta de Renan com o uso de "laranjas" para a compra de um jornal e duas rádios em Alagoas.
Depoimentos
O relator ouviu nesta quarta-feira os depoimentos do técnico em contabilidade José Hamilton Barbosa e do juiz Marcelo Tadeu Lemos de Oliveira, da 16ª Vara Criminal de Maceió. Apesar de Péres considerar que os depoimentos acrescentaram pouco às investigações, a defesa de Renan comemorou o fato de Barbosa ter entrado em contradição em diversos momentos na conversa com o relator.
O técnico em contabilidade reiterou que Renan teria firmado sociedade oculta com o usineiro para a compra do grupo de comunicação, mas não apresentou provas do envolvimento do peemedebista na operação.
Advogados de Renan comemoraram, em especial, o fato de Barbosa não ter conseguido indicar três testemunhas que saberiam da sociedade oculta, apesar de afirmar que "todo mundo sabia' que Renan era sócio de Lyra no negócio.
O depoimento do juiz, por sua vez, também foi visto de forma positiva pela defesa do presidente licenciado do Senado, uma vez que reiterou os crimes que o usineiro responde na Justiça de Maceió.
O juiz vem recebendo ameaças de morte no Estado e chegou a pedir proteção do Senado por temer represálias, apesar de já receber proteção judicial. Oliveira foi responsável por apresentar queixa-crime à Justiça de Alagoas contra Lyra pela suspeita de ser o mandante do assassinato de um fiscal no Estado.
Licença
Renan está afastado do Senado há quase dez dias, em licença médica solicitada para realizar uma série de exames. A licença se encerra nesta quinta-feira, o que obrigaria o peemedebista a retornar aos trabalhos na Casa na semana que vem.
Interlocutores de Renan afirmaram à Folha Online que o senador não pretende renovar a licença médica, apesar de aliados do peemedebista defenderem o seu afastamento da Casa para não retornar ao foco da crise.
O presidente licenciado do Senado pediu afastamento do cargo por 45 dias no final de setembro, mas se afastou por apenas dez dias do mandato na licença médica encaminhada à Casa Legislativa.
Fonte: Folha Online
Em destaque
Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador
Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...
Mais visitadas
-
É com profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento de José Aureliano Barbosa , conhecido carinhosamente pelos amigos como “Zé de Or...
-
Compartilhar (Foto: Assessoria parlamentar) Os desembargadores do Grupo I, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Sergip...
-
Tiro no pé : É de se notar que nem os Estados Unidos fizeram barulho sobre o assunto pelo qual se entranhou a mídia tupiniquim
-
O problema econômico do nosso vizinho vai requerer um bom caldeirão de feijão e uma panela generosa de arroz. Voltar ao básico Por Felipe Sa...
-
. Nota da redação deste Blog - Que Deus dê todo conforto, força e serenidade para enfrentar este luto.
-
O mundo perdeu uma pessoa que só andava alegre, cuja sua ação habitual era o riso, um pessoa humilde que demonstrava viver bem com a vida...
-
Por`ESTADÃO O País assistiu, estarrecido, ao sequestro das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado por parlamentares bolsonaristas que decidir...
-
Foto Divulgação - Francisco(Xico)Melo É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento do ...
-
É com profunda indignação, tristeza e dor que registro o falecimento do meu amigo, o farmacêutico Pablo Vinicius Dias de Freitas , aos 46...