Vereador Zé Miúdo, complementando seu pronunciamento hoje da tribuna da Câmara, quero a título de esclarecimento informar que cabe ao poder municipal colocar asfalto e fazer a pavimentação da cidade, do município. Os investimentos podem vir do próprio município ou de convênios com o governo estadual e federal.
O prefeito precisa ter assessores com capacidade, com conhecimento.
Atualmente, cada cidade precisa destinar 15% de todos os impostos arrecadados para a saúde e 25% para a educação., os demais serviços que uma cidade possui, como a coleta de lixo, manutenção de parques e locais públicos e transporte municipal são responsáveis por gastar os outros 60% arrecadados com a tributação municipal.
Como você falou a administração de Jeremoabo pensa pequeno, em coisas banais; a exemplo citou da politicagens com a saúde do povo, um tipo de tripudiar, chantagear quem já está debilitado sem condições de reagir, assim mesmo usam da baixaria para até um veículo ter que solicitar de um vereador do grupo do prefeito, para aquele paciente na mentalidade doentia e mesquinha deles, ficar devendo favor, forçando a ser um eleitor de cabresto.
A que ponto chega a estupidez, a falta de personalidade, a desonestidade?
A saúde de Jeremoabo está tão desmoralizada, tão doente, que proibiram até vereador fiscalizar, entrar para tratar de qualquer assunto de interesse republicano.
Esse povo não respeita ninguém, desrespeitam a diretora do hospital fazendo a mesma de fantoche; como exemplo, a mesma não sabe nem os médicos que irão cobrir o plantão, com as suas própria palavras informou ao vereador Neguinho de Lié, que quem escala é a Cooperativa estabelecida em Salvador.
Ganha o dinheiro do povo, por telepatia, ou de forma virtual, porém, essa mamata já está na mão do procurador do Trabalho para apurar.
Você está coberto de razão quando diz que a saúde de Jeremoabo é a pior da região, está mais do que certo, contra fatos na há argumentos, aliás, quem emite esse parecer é quem tem autoridade e elementos para tal mister, o Ministério da Saúde.
Contra fatos não há argumentos, quem contesta, quem diz o contrário sem fundamento, sem respaldo legal, está tentando zombar da inteligência do povo de Jeremoabo.
Ainda para corroborar com sua informação, publicarei a seguir alguns indicadores da ineficiência da saúde de Jeremoabo:
Apenas 37% das gestantes realizam pelo menos 6 consultas, o que mostro uma assistência ruim no pré-natal.
Somente 28% das gestantes realizaram os exames obrigatórios de Sífilis e HIV.
Somente 10% das gestantes passaram pelo dentista durante a gestação. A falta de atendimento odontológico pode levar a um parto prematuro.
Somente 11% das mulheres realizaram o exame de lâmina. O que mostra que não está havendo prevenção para o Câncer de Colo de Útero.
Observação:
Só fazer parto não substitui essa liminares, apenas estão cometendo uma irresponsabilidade
.Somente 46% das nossas crianças receberam vacinas contra Paralisia Infantil, tétano, hepatite B, Coqueluche, difteria e meningite. Quadro preocupante pois pode levar ao reaparecimento de doenças já erradicadas, adoecimento e morte. Todas as crianças tem direito a receber estas vacinas.
Apenas 1% dos Hipertensos do nosso município tiveram sua Pressão aferidas (medida) no último ano. Quadro gravíssimo, pois sabemos que a falta de controle da pressão leva a Derrames (AVC), Infarto, deixando sequelas e no pior dos casos a morte. Os PSFs sequer estão medindo a Pressão dos nossos Hipertensos
Somente 4% dos Diabéticos realizaram o exame de Hemoglobina Glicada, que é essencial para o controle das taxas de glicemia (açúcar no sangue).
Esses péssimos resultados nos colocaram em último lugar numa relação de 24 municípios próximo a nós, e na posição de número 347 de um total de 417 municípios da Bahia. Estamos entre os 80 piores municípios avaliados na Bahia.