Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 28, 2021

MPF apura se presidente do Coren cumpriu requisitos para tomar vacina contra Covid-19

MPF apura se presidente do Coren cumpriu requisitos para tomar vacina contra Covid-19
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Jimi Hendrex Medeiros de Sousa, foi alvo de uma denúncia de vacinação ilegal contra a Covid-19 e o caso está sendo apurado pelo Ministério Público Federal (MPF). Um documento que reunia supostas provas sobre a prática de "fura fila" também foi enviado à redação do Bahia Notícias.

 

A denúncia sugere que Jimi Hendrex teria aproveitado que a sede do Coren foi um posto de imunização contra a Covid-19 para se vacinar, em março. O argumento é de que apesar de enfermeiro de formação, Jimi não estaria atuando em unidades de saúde, pois atualmente ele se dedica à vida acadêmica - é professor e coordenador do curso de Enfermagem de uma faculdade em Salvador.

 

Ao Bahia Notícias, Jimi Hendrex nega que tenha sido vacinado indevidamente e atribui e classifica as alegações como "denuncismo político". Ele explica que além de presidente e conselheiro do Coren, integra a equipe de fiscais da entidade, categoria apta a vacinação, uma vez que realiza vistorias em unidades de saúde da capital e do interior. A entidade contabiliza, de acordo com o presidente, em torno de 28 e 30 fiscais.

 

Ele destacou que "a maior função finalística do Coren Bahia é exatamente a fiscalização". "Os fiscais vão às unidades de Saúde fazer verificação de questões relacionadas a enfermagem e estão em contato direto com os serviços de saúde", argumentou.

 

Jimi também afirmou que toda documentação exigida pela Secretaria Municipal da Saúde de Salvador para a vacinação foi apresentada por ele: declaração de imposto de renda, inscrição ativa no conselho e nome cadastrado no sistema da pasta.

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) informou que as exigências para a vacinação de enfermeiros autônomos eram: ter nome cadastrado no site da Secretaria Municipal da Saúde e no ato da vacina a obrigatória apresentação de documento de identificação pessoal, carteira do conselho de classe e cópia impressa do último Imposto de Renda ou comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de pessoa jurídica ativo ou última nota fiscal.

 

Ainda conforme a SMS, também foi autorizada a imunização dos fiscais, e os nomes dos profissionais foram habilitados de acordo com a lista repassada à pasta pelo próprio Coren, que assumiu a responsabilidade de cadastrar os enfermeiros enquadrados nos requisitos exigidos para vacinação.

 

Essa foi a conduta adotada pela Secretaria da Saúde em relação a todas as categorias profissionais já incluídas na vacinação (dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, e demais profissionais da saúde contemplados).

Nota da redação deste Blog -  Enquanto issi mais de 20(vinte)"fura-filas" ainda encontram-se amparados pelo manto da impunidade,. até quando ninguém sabe informar.

A denúncia foi feita.

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas