Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 27, 2021

Uma lição do líder mundial Nelson Mandela que todos precisam conhecer, para entender a vida

Publicado em 27 de junho de 2021 por Tribuna da Internet

 he will miss 'dear friend' Nelson Mandela

Dalai Lama e Mandela, dois grandes líderes paciifistas

Antonio Carlos Rocha

Nos anos 1970 aprendi a admirar o então preso político Nelson Mandela. Inicialmente ele foi condenado à morte, pelo então regime do apartheid. Mas a grita internacional era tão forte que transformaram a sua pena em prisão perpétua. E Mandela ficou 27 anos preso.

Nesse período ele aprendeu e muito estudou, transformando-se em um líder pacifista. Cada trecho ou declaração de Madiba, como os sul-africanos o chamam na intimidade, era um sinal que estamos diante de uma alma muito evoluída. E eu escrevo no presente porque Nelson Mandela é um eterno  exemplo de vida e sua imagem ainda vai permanecer para sempre, como um sol, iluminando quem luta pela paz.

COM O DALAI LAMA – Na foto, as mãos juntas do líder mundial Nelson Mandela e o Dalai Lama, com os dedos entrelaçados, demonstram profunda amizade, respeito mútuo de ambas as partes. Notem a alegria do Lama a receber o pacifista.

O texto a seguir circula nas redes sociais, é um exemplo de perdão. Se refletirmos bem em suas palavras, varemos que um Estado, uma Nação, deve ser construída sem ódios e rancores.

Que a luz de Mandela inspire os políticos brasileiros e todos os eleitores para que possamos fazer um País mais humano e mais justo socialmente.

###
O ENCONTRO COM MEU ALGOZ
Nelson Mandela

Depois de me tornar presidente, pedi à minha escolta para almoçar num restaurante. Nos sentamos e cada um pediu o que quis.

Na mesa da frente, estava um homem esperando ser atendido. Quando foi servido, eu disse a um dos meus soldados: vá pedir a esse senhor que se junte a nós. O soldado foi e lhe transmitiu meu convite. O homem levantou-se, pegou o seu prato e sentou-se bem ao meu lado.

Enquanto comia as suas mãos tremiam constantemente e não levantava a cabeça de sua comida. Quando terminamos, despediu-se de mim sem apenas olhar para mim, apertei-lhe a mão e ele foi embora.

PARECIA DOENTE… –  O soldado comentou: “Madiba, aquele homem devia estar muito doente, pois as mãos dele não paravam de tremer enquanto comia.

“Não, de jeito nenhum!”, respondi.  “A razão do seu tremor é outra. Aquele homem era o guardião da prisão onde eu estava. Depois que ele me torturava, eu gritava e chorava pedindo um pouco de água e ele vinha e me humilhava, ria de mim e ao invés de me dar água, urinava na minha cabeça. Ele não está doente, estava era assustado esperando que eu, agora presidente da África do Sul, o mandasse prender e lhe fizesse o mesmo que ele me fez. Mas eu não sou assim, essa conduta não faz parte do meu caráter, nem da minha ética”. E prosseguiu:

′′As mentes que procuram vingança destroem os estados, enquanto as que buscam a reconciliação constroem nações. Ao sair pela porta para a minha liberdade, soube que, se não deixasse la dentro toda a ódio, a raiva e o  ressentimento, continuaria sendo prisioneiro.”


Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas