Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 05, 2008

Ex-diretora da Anac diz ter provas contra Dilma

Denise: "Vão tentar me desqualificar para fazer com que a população não acredite nas revelações feitas"
SÃO PAULO - A ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, reiterou ontem, em entrevista à "Rede Eldorado de Rádio", que foi pressionada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e pela secretária-executiva, Erenice Guerra, a tomar decisões favoráveis à venda da VarigLog e da Varig ao fundo americano Matlin Patterson. Denise Abreu confirmou a entrevista publicada ontem pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e disse ter provas documentais das acusações que fez.
"Todo o processo da VarigLog está conosco e mostra a seqüência dos procedimentos adotados na Anac", disse, destacando que tem os ofícios que expediu, requisitando a origem de capital e a declaração de renda dos sócios brasileiros (Marco Antônio Audi, Marcos Haftel e Luiz Gallo) e todos os outros documentos decorrentes do procedimento que correu dentro da Anac neste caso, que na sua avaliação teve como conseqüência final o benefício ao fundo americano Matlin Patterson.
Questionada se tinha conhecimento de alguém que tenha recebido algum tipo de pagamento para resolver esta questão, ela afirmou: "Desconheço quem tenha recebido qualquer tipo de benefício econômico, até porque eu não participei de nenhuma negociação que perpassasse por qualquer tipo de favorecimento".
Ela voltou a falar da ingerência da Casa Civil sobre a Anac: "Participávamos de reuniões técnicas, na Casa Civil, com um tipo de ingerência do poder central que é o governo sobre uma agência reguladora, que deveria ter autonomia absoluta nas suas decisões para bem regular o mercado".
Pedras na vesícula
Denise Abreu disse que apenas agora decidiu se manifestar sobre o assunto porque o momento coincidiu com o período de recuperação, inclusive física, que teve após sua renúncia da Anac. "Em decorrência de todo o estresse, acabei tendo problemas na vesícula, com 93 pedras que acabaram sendo extraídas em caráter de urgência, no final do ano. E recuperada, coincidiu com o período em que a imprensa voltou a me procurar. Aí, eu resolvi dar o pronunciamento".
A ex-diretora da Anac disse que jamais iria se manifestar sobre este episódio se não tivesse "absoluta convicção" de tudo. "Acho que vão tentar desqualificar minha fala para fazer com que a população não acredite nas revelações feitas, mas estamos absolutamente preparados porque não haveria cabimento de eu me manifestar se não tivesse absoluta convicção do que eu afirmei".
Ela disse também confiar "plenamente na Justiça deste País", numa referência à determinação dada pelo juiz José Paulo Magano, da 17ª Vara de São Paulo, que no processo de dissolução societária da VarigLog constatou prática de ilícitos e determinou ao Ministério Público e à Polícia Federal que investigassem o assunto.
Ainda na entrevista à rádio, Denise foi indagada se recebeu algum tipo de recomendação para que não falasse nada sobre este assunto, na época em que era diretora da Anac. "Nunca recebi ordem que me proibisse de comentar a respeito da venda da Varig, até porque não tenho perfil para receber esse tipo de ordem", respondeu.
A ex-diretora da Anac também negou que tivesse recebido qualquer pedido do ex-ministro chefe da Casa Civil e deputado cassado, José Dirceu. "Nunca recebi telefonema dele e ele nunca me telefonou na Anac para pedir absolutamente nada".
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Sergipe possui sete municípios em situação de emergência

  em  18 maio, 2024 10:00 São seis municípios em situação de emergência por conta da seca e estiagem; já Laranjeiras, em razão do alto índic...

Mais visitadas