Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 18, 2008

Campanha oficial começa dia seis de julho

Temperatura alta. Esta parece ser a previsão do clima durante a campanha eleitoral para a disputa pela prefeitura de Salvador, que começa oficialmente no próximo dia 6 de julho.Os partidos, inclusive, já preparam, junto às suas agências e marqueteiros, as primeiras peças para serem levadas às ruas pelos militantes e simpatizantes, obedecendo os critérios estabelecidos pela Legislação Eleitoral, considerada por eles como extremamente rigorosa. A julgar pelas últimas declarações do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), no entanto, a campanha deve “pegar fogo”, como dizem na gíria política para definir o grau das manifestações e declarações que acontecem no seu dia-a-dia. No último domingo, durante a convenção do PMDB que homologou a chapa com o prefeito João Henrique e o vice Edvaldo Brito, Geddel voltou a criticar os seus adversários, fazendo uma espécie de “abre alas” para o seu candidato. Enquanto dias atrás o alvo preferencial do ministro foi o ex-prefeito Antônio Imbassahy (PSDB), a quem desqualificou sobre as críticas que o mesmo vinha fazendo ao prefeito João Henrique, no último domingo a sua metralhadora mirou principalmente em ACM Neto, pré-candidato do Democratas à prefeitura de Salvador. Geddel criticou Neto principalmente por ele vir defendendo a criação da Guarda Municipal, quando, segundo o ministro, o prefeito João Henrique já trabalha nesse sentido. “Agora é ir para a rua e mostrar as incoerências e fragilidades de gente que diz que vai instalar a Guarda Municipal sem saber que João Henrique já está fazendo isso”, declarou o ministro durante a convenção peemedebista. O deputado ACM Neto, por sua vez, não tem deixado sem resposta as provocações do ministro Geddel. Segundo a assessoria do democrata, as críticas do último final de semana ele atribuiu à posição que ostenta nas pesquisas, que tem incomodado aos seus adversários. “Eu só posso imaginar que o fato das pesquisas apontarem uma liderança para que a gente possa estar incomodando a eles”, respondeu. Neto reafirmou que tem propostas novas para a cidade e que a segurança vai ser prioridade no seu governo. O pré-candidato democrata disse que vai adiantar algumas destas propostas sobre segurança já na convenção desta quinta-feira, que vai homologar o seu nome numa chapa com o bispo Márcio Marinho (PR) como vice. Por outro lado, mesmo sendo alvo de críticas e provocações por parte do ministro Geddel Vieira Lima, o ex-prefeito Antônio Imbassahy tem se mantido em silêncio e nega-se a responder qualquer coisa. “Não vou responder. Eu quero é discutir sobre a cidade, que tem acumulado muitos problemas. Não interessa à população intriga entre as pessoas”, é o máximo que tem dito. Contudo, mesmo que não responda às provocações ou críticas do ministro Geddel, que tenta tirar de linha, Imbassahy sempre que pode questiona a administração do prefeito João Henrique, acusando-a de “sem planejamento”, principalmente. (Por Evandro Matos)
Prefeito João Henrique mira na comunicação
Enquanto o ministro Geddel tem mirado o seu foco nos principais adversários de João Henrique na corrida pelo Palácio Thomé de Souza, o prefeito tem feito críticas indiretas a alguns veículos de comunicação, mas tem deixado claro que mira principalmente na mídia controlada pelos familiares do deputado ACM Neto.Ontem João Henrique fez novas insinuações contra a afiliada da Rede Globo para justificar a sua preocupação. “Muitos veículos de comunicação têm dado apoio declarado a outros prefeituráveis. E isto é um absurdo, porque os meios devem ser o mais imparcial quanto possível. Por isso, estou recorrendo ao TRE, Ministério Público e das Comunicações”, disse, insinuando que a Rede Bahia estaria atuando contra a sua administração para favorecer ao pré-candidato ACM Neto, seu concorrente ao Palácio Thomé de Souza. Mas o rosário de críticas que já se delineia no processo eleitoral de Salvador não pára por aí. No pacote de críticas desferidas pelo ministro Geddel Vieira Lima tem sobrado também para o PT do governador Jaques Wagner. Durante a convenção do PMDB, realizada no último domingo, por exemplo, o partido foi alvo de algumas críticas por parte do ministro assim que o governador Jaques Wagner deixou o local da convenção. É com este clima de provocações, num período em que as convenções na sua maioria, ainda nem foram realizadas, que se projeta a campanha eleitoral que vai definir o próximo prefeito de Salvador. É um sinal forte de que, quando a campanha começar para valer, a temperatura deverá subir mais ainda. E no meio de um fogo cruzado que deverá emergir estarão envolvidos, certamente, personagens e partidos que poderão se enfrentar num quase certo segundo turno, ou lá estarão num mesmo palanque na luta pelo mesmo objetivo. Como em política às vezes o “vale tudo” está na ordem do dia, resta saber como se arrancar as arestas plantadas no caminho. (Por Evandro Matos)
Deputado destaca atuação de Wagner
O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), destacou, no plenário da Câmara dos Deputados, o resultado das metas fiscais do primeiro quadrimestre do governo do Estado da Bahia. O parlamentar destacou que, “no momento em que os parlamentares discutem os assuntos de seus estados, em meio a tantos problemas, a Bahia apresenta notícias boas”. Ele informou aos deputados que o governo do Estado, sob a liderança do governador Jaques Wagner, conseguiu reduzir dívidas e cumprir as metas fiscais do primeiro quadrimestre, quando foi registrado superávit orçamentário de mais de 775 milhões de reais. “Além disso” - disse Carneiro - , “houve ampliação das despesas com saúde e educação, na comparação com o mesmo período do ano anterior de, respectivamente, 19,78% e 16,5%. Esses e outros números demonstram que o Estado cumpriu no último quadrimestre todas as metas estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal”. Na avaliação do deputado, o governador Jaques Wagner pôde aumentar os investimentos em áreas prioritárias para a população e contribuir para o avanço da economia do Estado com ações de combate à sonegação e com a presença mais ativa de equipes de fiscalização. “Na verdade, depois de trabalhar o primeiro ano da sua gestão com um orçamento que não havia sido feito por ele, o governador Jaques Wagner começa a imprimir as suas marcas à frente do governo do Estado da Bahia. Assim, em que pese uma ligeira preferência pelo nome da ministra Dilma Rousseff, não se pode aqui descartar que, depois de quatro anos de governo, o nome do governador Jaques Wagner possa e deva ser apreciado pelo Partido dos Trabalhadores como uma hipótese à sucessão do presidente Lula”, discursou o deputado Sérgio Barradas Carneiro.
Robespierre sai candidato pelo Democratas
Militante e ex-dirigente do diretório municipal do PFL, o ex-vereador Antonio Robespierre, revelou ontem, que vai disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador nas eleições de outubro, pelo DEM, que já marcou a data do dia 19 próximo para sua convenção municipal, que homologará ACM Neto como o candidato a prefeito do partido. No seu primeiro mandato, entre 1988 e 1992, Robespierre, eleito pelo PFL, ocupou vários cargos como sub-relator da constituinte Municipal; foi presidente da Comissão de Terras e Planejamento Urbano; integrou o Conselho de Desenvolvimento Urbano-Condurb; foi membro da Comissão de Meio Ambiente e liderou a bancada de oposição Por ter se destacado, em vez de concorrer à reeleição em 1992, foi indicado, pelo então governador Antonio Carlos Magalhães para compor a chapa majoritária, na condição de vice do candidato a prefeito Manoel Castro, Robespierre, que é engenheiro civil, também teve atuação técnica com passagens pelas diretorias da Urbis e da Embasa, assumiu cargos de direção também na Caixa Econômica Federal e por último foi subsecretário de Planejamento da prefeitura de Salvador. Filiado do ex-PFL, atual DEM, desde 1987 é um político que pratica a fidelidade partidária, pois durante os últimos 21 anos nunca mudou de partido, permanecendo ligado ao PFL todo esse tempo. Segundo Robespierre, “ele é um dos mais antigos filiados do PFL/DEM de Salvador e sempre atuou sob a liderança de ACM, nos bons e nos maus momentos do grupo”, como faz questão de registrar. Agora, trabalha em sintonia com o pré-candidato a prefeito ACM Neto, em reconhecimento à sua fidelidade e aos serviços prestados a Salvador.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas