Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 16, 2008

Baixa na tropa

Sargento da reserva Gilvandro Silva é o 200 policial militar baiano assassinado em 2008. Dois outros PMs foram baleados ontem


Josué Silva
Mais três policiais militares foram vítimas da violência urbana ontem na Bahia. Vigésimo PM a ser assassinado em 2008, o sargento da reserva Gilvandro de Almeida Silva, 51 anos, foi abatido a tiros, no início da manhã, quando chegava em casa, no Parque São Cristóvão. Outros dois integrantes da corporação – o também sargento da reserva Valdir Santos Palma, 52, e o sargento da ativa Marivaldo Souza Pinto, 45, lotado no Batalhão de Guardas –, foram baleados em Nazaré das Farinhas e socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE). Nos dois casos, as vítimas foram atacadas por assaltantes.
O sargento aposentado Gilvandro Silva foi morto por volta das 7h, quando retornava para casa no Fiat Mille Fire JQB-2073, depois de ter conduzido um cliente. O militar utilizava o veículo para fazer transporte onde morava. Maria Valdice de Jesus, 44 , esposa da vítima, disse que o marido estacionou o veículo e percebeu quando ele foi abordado pelo assaltante. O diálogo foi ríspido. “É um assalto”, disse o bandido, enquanto a vítima teria respondido “eu sei”. O criminoso ordenou ao PM que deitasse ao chão, e ele teria perguntado “preciso deitar?”. Embora acatasse a ordem, foi atingido com tiros na nuca e no tórax, morrendo no local.
O ladrão tomou a arma do policial e dois celulares, fugindo em seguida. Segundo uma testemunha, ele é alto, magro e do tipo conhecido como “sarará”. Logo após o crime, a residência do PM passou a ser visitada por dezenas de soldados do Rondas Especiais (Rondesp) e das Rondas Tático-Motorizadas (Rotamo) que passaram a fazer incursões pelo bairro, na tentativa de capturar o assassino, que permanecia à solta até a noite de ontem.
Gilvandro era casado e tinha três filhos, e na ativa serviu no extinto 70 Batalhão da Polícia Militar. Segundo o tio da vítima, Antônio Genaro Almeida, 68, “ele era uma pessoa excelente, e se preocupava muito com a família. Já morava aqui havia muito tempo e fazia o transporte de moradores havia seis anos e ninguém sabia que ele era ex-policial”. O sepultamento vai ser realizado na manhã de hoje em Santo Antônio de Jesus, cidade natal do sargento.
***
Militares reagem e tombam feridos
O sargento da reserva Valdir Santos Palma e o sargento Marivaldo Souza Pinto, do Batalhão de Guardas, foram baleados durante assalto à Topic JNI-1614 em que viajavam, ontem pela manhã. Seis bandidos participaram do ataque, que aconteceu na rodovia BA-001, km 1614, próximo a Nazaré das Farinhas. Mesmo feridos, os PMs revidaram. Na ação, o motorista do veículo e um dos ladrões morreram e o cobrador Dermeval Alves de Jesus foi ferido superficialmente.
Os policiais foram socorridos ao Hospital Geral do Estado, onde passaram por cirurgias. Ontem à noite, Valdir foi transferido para o Hospital da COT, no bairro do Canela, de acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado. Marivaldo permanecia no HGE em estado grave, segundo o coronel Legsamon Mustafa, do Serviço Social da PM.
Valdir Palma, que já estava na reserva, voltava para Salvador, após inspecionar em Nazaré das Farinhas a casa em que costuma passar temporadas com a família. Já o sargento Marivaldo Pinto, morador em Santo de Antônio de Jesus, vinha até a capital para seu plantão no Batalhão de Guardas, na Penitenciária Lemos Brito, em Mata Escura, e estava fardado. Os dois estavam na Topic, em companhia de outro militar, que não quis se identificar, quando a quadrilha entrou no veículo e anunciou o assalto.
Reação - Os policiais reagiram e mataram um bandido, mas Valdir e Marivaldo receberam, cada um, quatro tiros, enquanto o outro militar foi baleado na perna direita. Todos saíram da Topic, inclusive o cobrador, também ferido na perna direita. Os ladrões empurraram o motorista – morto com uma das balas do tiroteio –, para o banco do carona, e um deles tomou a direção, fugindo em alta velocidade. O carro foi abandonado mais adiante, com o corpo do motorista e do bandido dentro.
Marivaldo e Valdir foram socorridos para o HGE, enquanto o terceiro militar foi medicado no Hospital de Nazaré das Farinhas e logo liberado. Marivaldo foi submetido a quatro cirurgias ontem e o seu estado ainda requer cuidados, Valdir foi operado três vezes. Na tarde de ontem, dois homens foram presos como suspeitos de envolvimento no assalto, mas apenas um foi reconhecido. Eles foram transferidos para a delegacia de Santo Antônio de Jesus, porque a população de Nazaré das Farinhas queria
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

0 Segundo dados, servidor público tem escolaridade superior à do trabalhador privado

    BPC: regularização do CadÚnico é feita no Cras, afirma INSS Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não precisam com...

Mais visitadas