Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 30, 2008

FICHA LIMPA E FICHA SUJA.

Em todas eleições, nas cidades interioranas, as diversas facções políticas recebem denominações próprias, como boca preta e boca branca em Jeremoabo e Tacaratú - PE, em certa época, e por ai vai. Faz parte da irreverência do povo.

Jeremoabo oferece agora um aspecto peculiar e sintomático que já deve trazer preocupação a determinadas pessoas. A Coligação encabeçada pelo ex-prefeito Tista recebeu a denominação de “ficha suja” e tem sua razão de ser. Já os partidários da Coligação encabeçada por Deri do Posto Paloma, recebeu a denominação de “ficha limpa”. Isso pode ser visto como um prenúncio de mudanças exigidas pelo povo. Enfim, hoje, no Brasil, todo mundo tem sua TV em casa e os moradores das zonas urbana e rural, por satélite ou não, todo dia, estão assistindo ao vivo, cenas de autoridades públicas de todos os quilates, sendo algemados e jogados em camburões.

A imprensa e as Cortes de Justiça, com ampla aceitação da sociedade, estão a exigir dos exercentes cargos públicos, especialmente dos candidatos a cargos políticos, um passado limpo. Parte das Cortes Eleitorais, especialmente, do TSE, estão travando uma cruzada contra os autores de corrupção, da improbidade e de crimes de várias matizes. Três membros do TSE, em votação recente, manifestaram a opinião de indeferir o registro de candidato de ficha suja.

Em Jeremoabo temos as candidaturas de Deri e Marco Dantas, Prefeito e Vice, contra as candidaturas de Tista e Pedrinho, Prefeito e Vice, os ficha limpa contra os ficha suja, na ordem respectiva, e isso tem sua razão de ser.

Deri, quanto Marcos Dantas, é pessoa de passado limpo, sem mácula, sem processos de qualquer natureza contra eles, podendo retirar certidões negativas em qualquer órgão judicial ou não, Conselhos de Contas ou não, representando eles, a nova ética na política, o novo, a mudança positiva, daí serem “ficha limpa”.

Os “ficha suja” ficou reservado aos seguidores do ex-prefeito Tista que tem o alto índice de rejeição e contra si inúmeros processos, cíveis e criminais. Recentemente teve seus direitos políticos cassados por decisão do Juiz da Comarca por atos de improbidade administrativa, cuja decisão é objeto de apreciação pelo TJBA. Suas contas anuais de 2003 foram rejeitadas pela Câmara. O TCM - BA julgou várias denúncias contra ele, reconhecendo o cometimento de graves irregularidades, condenando-o a devolver dinheiro aos cofres públicos, determinando, inclusive, que se desse conhecimento ao Ministério Público.. Na Polícia Federal tramita Inquérito Policial.

Em razão das graves imputações contra o ex-prefeito, os partidários de sua Coligação passaram a ser chamados de ficha suja.

Deri e Marco representam o novo responsável e dão o exemplo com o próprio passado, limpo.

Fernando Montalvão.
Jeremoabo, 30 de junho de 2008.

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas