Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 25, 2008

Opinião - A controvérsia sobre as férias parlamentares

Villas-Bôas Corrêa
É preciso um caridoso controle dos músculos faciais para resistir ao riso franco da galhofa e levar a sério um tema que se presta às troças do ridículo e, no entanto, merece o esforço para a sua abordagem, atenta à crise em que se insere, com a máscara do pitoresco.
De saída, reconheça-se que as férias parlamentares no período junino, com o retoque das lembranças de cada um das batatas nas fogueiras, o sanfoneiro castigando o fole de oito baixos, é uma tradição obedecida pelos parlamentares, pelo menos desde o fim do Estado Novo, em 1946, mesmo durante a ditadura militar dos quase 21 anos dos generais-presidente.
As bancadas nordestinas, onde a tradição é religiosamente cultivada, fechavam a questão com a justificativa irrecusável de que a ausência custaria à perda do mandato.
Mudaram os tempos e costumes. Nem todos. Mas como o Congresso anda tão desacreditado, com humilhantes índices de credibilidade em todas as pesquisas, que qualquer novidade excita as suspeitas.
Os presidentes do Senado, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) aproveitaram o vácuo do fim de semana – com a debandada dos parlamentares com as passagens aéreas pagas pela viúva e o requinte da mordomia da verba indenizatória de R$ 15 mil mensais para ressarcir as despesas durante a visita às bases eleitorais – para uma amável cavaqueira de resultado previsível.
O senador nordestino pisa macio no terreno que conhece. Entrou em acordo com os líderes partidários antes de anunciar o recesso branco para esta semana. Para embranquecer o recesso não é necessário nada além de evitar as sessões deliberativas, em que as votações registram as ausências e o corte nos subsídios. Ora, o recesso oficial do Congresso começa no dia 18 de julho, com a duração uma quinzena em que alternará o repouso dos estafados senadores e deputados com a tensão das CPIs sobre os escândalos da temporada, alguns realmente excitantes, como o das compras com os cartões corporativos de bugigangas em free shop, almoços e jantares em restaurantes de luxo, aluguel de carros de luxo com motorista e o último, da venda da VarigLog ao preço de avião de brinquedo.
Os senhores parlamentares necessitam de vagares e sossego para pensar na conservação do mandato que garante o padrão de vida de milionários, com quase tudo pago pelo tesouro com generosidade perdulária. E principalmente na instituição em marcha batida para a crise que ameace a sua sobrevivência.
O presidente da Câmara, com a severidade dos seus cabelos brancos, parece arrependido do abusivo e indefensável reajuste da verba para a contratação de assessores para os gabinetes individuais dos 513 deputados. O presidente sabe melhor do que ninguém que a verba de gabinetes é uma gaveta sem fundo das mais cabeludas irregularidades. Desde o rateio imposto ao agraciado com o mimo, que fica com menos da metade da doação, pois a maior parcela perde-se no caminho até a farsa da lotação no gabinete no município mais importante da base do titular do mandato para o atendimento aos cabos eleitorais.
A insensibilidade moral da maioria do Congresso não pode ter embrutecido a ponto de virar as costas para a sobrevivência. Com o agravante da desmoralização coletiva com uma avalanche indignada de votos brancos e nulos nas urnas de 2010. E que não estão tão distantes que não possam ser antevistas na linha negra do horizonte.
Como está não pode continuar: Congresso sem apoio do povo é como saco vazio que não se sustenta em pé.
Fonte: JB Online

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas