Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, março 31, 2023

Juros são instrumento de pressão do Bacen sobre o governo Lula

Publicado em 31 de março de 2023 por Tribuna da Internet

Pedro do Coutto

Os fatos transcorridos nesta semana sobre o problema dos juros da Selic revelam, sob o ângulo político, que eles se tornaram um instrumento de pressão de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, sobre o governo Lula da Silva, como se pode perceber claramente ao se examinar  o conteúdo do mais recente comunicado do Copom à opinião pública, amplamente destacado pelos principais jornais do país.

A ameaça em aumentar ainda mais a Selic, caso a política antiinflacionária do Ministério da Fazenda não funcione, deixa evidente que o BC ,em sua atual administração, tenta tornar-se um órgão regulador acima do próprio Palácio do Planalto. Essa tendência, a meu ver, vai se verificar em forma ainda mais acentuada com o retorno ao país do ex-presidente Jair Bolsonaro, que aconteceu ontem. Ficou claro o projeto ideológico do BC a partir de uma ótica conservadora e cujo conteúdo colide com os princípios sociais voltados para o combate à pobreza e à fome, compromissos de Lula na campanha eleitoral vitoriosa.

OBSTÁCULO – Na noite de quarta-feira, numa entrevista magnificamente conduzida por Miriam Leitão, GloboNews, André Lara Resende, um dos autores do Plano real do governo FHC, e ex-presidente do BNDES, afirmou que o patamar atual de juros da Selic constitui um obstáculo para a recuperação da economia brasileira. Depois de tentar abordar o problema de juros na base de exemplos históricos, André Lara Resende foi conduzido por Miriam Leitão para definir a sua ideia sobre a atual taxa Selic.

Ele a condenou, sustentando que representa um empecilho ao desenvolvimento econômico voltado para recuperar os atrasos que recentemente atingiram a economia brasileira com reflexo no poder popular de consumo. Acentuou que tal taxa nas alturas fomenta o aumento dos juros no mercado financeiro e com isso há uma crise de crédito que está causando efeitos negativos a uma série de empresas.

MAIS ALTOS DO MUNDO – André Lara Resende afirmou que os juros reais cobrados no Brasil são os mais altos do mundo, na escala de 8%, calculada a diferença entre 13,75 e a inflação de 2022 que pelo IBGE alcançou 5,7 %. Lara Resende previu também um maior caso de dificuldades empresariais no panorama do país em função dos juros altos.

A questão dos juros altos em nosso país, envolvendo famílias e empresas está bem focalizada na reportagem de Renan Monteiro e Pedro Guimarães, O Globo desta quinta-feira. No texto, há a informação de que tanto as empresas quanto as famílias estão pagando no momento os maiores juros desde 2017. Importante a matéria, como também a entrevista com André Lara Resende na GloboNews. Miriam Leitão tornou o depoimento de Lara Resende mais elástico e mais real, não permitindo que ele ficasse apenas na teoria e na cultura econômica.  

ÂNCORA FISCAL – O ministro Fernando Haddad concluiu a proposta a ser apreciada pelo Congresso da nova âncora fiscal que calcula e conduzirá ao superávit financeiro em 2025 através de um processo que limita o aumento das despesas em até 70% do crescimento das receitas. O Globo e a Folha de S. Paulo deram grande destaque ao assunto.  No O Globo, a reportagem é de Manuel Ventura, Álvaro Gribel e Ivan Martinez-Vargas. Na Folha de S. Paulo, a matéria é de Idiana Tomazelli e Alexa Salomão.

O projeto de nova âncora ou regra fiscal – os nomes são variados, mas os problemas são os mesmos – condicionam o aumento da despesa à elevação da receita, mas não leva em conta o custo do déficit social brasileiro que está contido na miséria, na fome, na falta de saneamento, na falta de consumo de água potável. É fácil ver as consequências, mas é difícil resolver os problemas que se acumulam há décadas.

O BC, por exemplo, nada tem a ver com o déficit social. Ele opera no mundo financeiro. A âncora fiscal, como está sendo usada, sobretudo pelo Bacen, volta-se somente para o mercado financeiro onde destaca-se a mão do tigre. Não está voltada para a população do país, cuja pobreza deveria envergonhar os que operam na base de lucros imediatos sem destinar seus recursos para projetos econômicos capazes de criar empregos, salários, vínculos com a Previdência Social e ao FGTS. Quanto maior forem a sonegação e incentivos fiscais exagerados, maiores serão os níveis da pobreza e da miséria. 

Em destaque

Pacheco sobe o tom após decisão de Zanin que suspendeu desoneração

Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pacheco diz que vai recorrer de decisão de Zanin Pe...

Mais visitadas