Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, março 29, 2023

Desembargador Abelardo da Matta é eleito para assumir posto de membro titular do TRE-BA

 

Desembargador Abelardo da Matta é eleito para assumir posto de membro titular do TRE-BA

Por Camila São José / Anderson Ramos

Imagem sobre Desembargador Abelardo da Matta é eleito para assumir posto de membro titular do TRE-BA
Foto: Camila São José / Bahia Notícias

O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto foi eleito para assumir a vaga de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).

 

A eleição aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e foi realizada pelo Tribunal Pleno da Corte. Abelardo foi eleito com 38 votos, contra 25 de Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro.

 

“É um sonho que hoje houve a concretização. Eu já fui juiz eleitoral, pelas comarcas onde laborei e tinha um sonho de chegar à corte, e consegui agora com o apoio de 38 desembargadores, meus pares do Tribunal de Justiça. Atribuo essa conquista a minha história na magistratura, a meu trabalho sério, um trabalho de forma honrada, proba, sempre buscando um judiciário célere, voltado aos anseios do jurisdicionados. Essa história de 34 anos de magistrado de carreira, uma história de 42 anos de servidor do Tribunal de Justiça da Bahia, hoje está sendo coroada pelos eminentes desembargadores no Tribunal de Justiça da Bahia”, comemorou o desembargador.

 

AZARÃO

O bastidor da eleição foi bastante movimentado. Raimundo Sergio Sales Cafezeiro contava com o apoio do atual presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank. Porém, um desentendimento entre Frank e o corregedor das Comarcas do Interior do TJ-BA, o desembargador Jatahy Júnior, teria enfraquecido a candidatura de Cafezeiro.

 

O motivo do desagrado entre os dois seria a disputa pela vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Roberto Maynard Frank, atualmente no seu segundo mandato à frente do TRE-BA, sucedeu Jatahy Júnior na presidência do tribunal. O apoio de Jatahy Júnior em 2021 teria sido fundamental para a eleição de Maynard Frank, conforme informações de bastidores. Agora em 2023, Jatahy Júnior esperava a “moeda de troca” com o apoio do atual presidente do TRE-BA para a disputa no STJ.

 

Diante do abalo, as especulações são de que o desembargador Jatahy Júnior pulou do grupo do desembargador Roberto Maynard Frank e trablahou em favor da candidatura de Abelardo Paulo da Matta Neto, vencedor do pleito.

 

Apesar do cenário adverso, Abelardo garantiu ao Bahia Notícias que não existe inimizade entre ele e o presidente do TRE-BA.  “Roberto Mainardi é um amigo de longas datas. Aqui apenas foi uma disputa. Eu não sou inimigo nem do candidato Cafezeiro, nem do próprio desembargador Roberto. Pelo contrário, eu nutro por ambos amizade, respeito, admiração e tenho certeza que vamos trabalhar em sintonia, caminhar juntos porque o que nós buscamos é um Tribunal Regional Eleitoral de excelência’, pontuou.

Em destaque

Pacheco sobe o tom após decisão de Zanin que suspendeu desoneração

Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pacheco diz que vai recorrer de decisão de Zanin Pe...

Mais visitadas