Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, março 31, 2023

O governo de Sergipe tirou o bode da sala

 em 31 mar, 2023 8:27

O governo de Sergipe está sendo festejado efusivamente após a aprovação pela Assembleia do Projeto de Lei reduzindo o percentual do ICMS dos atuais 22% para 19%. Na verdade, o Executivo apenas desfez o reajuste que tinha aplicado ao imposto em dezembro passado. No apagar das luzes de sua gestão, o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) mandou ao Legislativo uma propositura aumentando o ICMS de 18% para 22%. Depois da chiadeira dos empresários sergipanos, que passaram a perder vendas para Alagoas e Bahia, onde o índice deste tributo é 19%, o governador Fábio Mitidieri (PSD) decidiu reduzir o imposto em 3%. Este faz e desfaz do governo lembra aquela lenda do agricultor que pediu ao padre uma solução para ampliar os espaços em sua pequena casa. O reverendo aconselhou o homem a colocar um bode na sala e voltar à igreja uma semana depois. Ao retornar, o suplicante era só reclamação: “Está muito pior. É uma sujeira danada, a casa está caótica e fedida”, choramingou. O padre, então, mandou tirar o bode da sala. Foi aquele alívio para a família, agora satisfeita com tanto espaço na modesta moradia. Qualquer semelhança com a festejada redução da alíquota do ICMS não é mera coincidência. Home vôte!

Golpe nunca mais

O Brasil recorda hoje com tristeza do famigerado golpe militar de 31 de março de 1964. Há 59 anos, as Forças Armadas colocaram o país num tenebroso e longo período de escuridão. Durante mais de duas décadas, brasileiros foram presos, torturados e mortos nos porões da ditadura. O aniversário do 31 de março de 64 serve para lembrar aos ressentidos, aos grandes e pequenos ditadores escondidos nos desvãos de uma democracia imatura que, a despeito das acirradas disputas partidárias, há um sólido sentimento de repulsa à arbitrariedade e à tirania. Viva a liberdade!

Missão cumprida

O radialista Francisco Ferreira não é mais secretário de Comunicação da Prefeitura de Itabaiana. Ao comunicar a sua despedida da administração serrana, “Chiquinho” disse que sai “com a cabeça tranquila que procurei com dignidade, honestidade, transparência, e, acima de tudo, muita decência, desempenhar e desenvolver em mais essa passagem por aqui”. O comunicador concluiu afirmando que continua torcendo pelo crescimento de Itabaiana, “que sempre me abraçou com muito carinho”. Boa sorte, amigo!

E tome promessas

O governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciou a construção de duas grandes pontes em Aracaju: uma ligará a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio e a outra vai interligar a capital sergipana ao município da Barra dos Coqueiros, do outro lado do Rio Sergipe. O fidalgo, contudo, não informou a fonte de recursos para concretizar esses dois empreendimentos, importantes para a mobilidade urbana de Aracaju. Ademais, a prometida ponte entre a capital e a Barra ainda depende de um estudo de viabilidade técnica. Marminino!

Na terrinha

E quem está em Sergipe é o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. Veio orientar o governo estadual e as prefeituras sobre a nova Lei das Licitações e falar sobre a importância do aperfeiçoamento do diálogo institucional. Na reunião que teve com o governador Fábio Mitidieri (PSD), o ilustre sugeriu a implantação de uma política de governança, visando servir como instrumento de fortalecimento da administração pública. Nardes também fez uma análise sobre o sonhado Canal de Xingó. Então, tá!

Apagou velinhas

A Câmara Municipal de Aracaju completou, ontem, 168 anos de existência. Apenas 13 dias após a fundação de Aracaju como capital de Sergipe, em 30 de março de 1855, a Casa Legislativa iniciava os trabalhos parlamentares, sendo atualmente a instituição pública mais antiga do município em funcionamento. Em sua 43ª Legislatura e com 24 vereadores, a Câmara funciona em um prédio no centro da capital. Segundo o vereador Professor Bittencourt (PDT), o Parlamento municipal é fundamental para a cidade, pois é para ela que convergem todas as demandas. Cabe à Câmara estabelecer uma articulação direta com a população e a Prefeitura. Legal!

Beija-mão

Quatro políticos sergipanos foram recepcionar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que retornou ontem ao Brasil após ter se pirulitado para os Estados Unidos ainda antes do fim do mandato. Estiveram no beija-mão ao capitão de pijama os deputados federais Rodrigo Valadares (União) e Ícaro de Valmir (PL), o deputado estadual Luizão Dona Trampi (União) e o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Este último informou que o filho Ícaro se colocou à disposição do ex-presidente “para ser uma voz no Congresso Nacional em defesa do que é certo”. Ah, bom!

Bom de energia

Em megawatts médio, Sergipe foi o 9º estado entre os 11 que apresentaram o maior crescimento na produção de energia hidráulica no ano passado. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Brasil alcançou em 2022 a marca de 92% de sua geração de energia elétrica proveniente de energias renováveis. A CCEE divulgou os dados em fevereiro passado, mostrando a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total produzido pelo Sistema Interligado Nacional. A participação das energias renováveis foi a maior dos últimos 10 anos. Supimpa!

Saúde em debate

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), não gostou nadida de nada da aprovação pela Câmara de Vereadores de um requerimento pedindo a suspensão do edital da Parceria Público-Privada na área da Saúde, a chamada de ‘PPP da Saúde’. Em nota, a Prefeitura lamentou “a politização e precipitação negativa a respeito da Parceria Público-Privada da Saúde por parte de pessoas que desconhecem o projeto”. E a nota prossegue informando que “a gestão municipal é a maior defensora do Sistema Único de Saúde e busca projetos para ampliar e melhorar a assistência ao usuário”. Aff Maria!

Pista de pouso

Não se fala em outra coisa em Itabaiana que não seja a promessa feita pelo presidente da Infraero, Rogério Barzellay, de mandar estudar a viabilidade de se construir uma pista de pouso naquela cidade sergipana. O empreendimento foi reivindicado pelo ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL), por seu filho e deputado federal Ícaro (PL) e pelo o deputado Estadual Marcos Oliveira (PL). Esta não foi a primeira vez que se prometeu fazer um aeroporto em Itabaiana. No final da década de 50, a mesma promessa foi feita ao cacique político Euclides Paes Mendonça. Quem conta essa história, com muita graça, é o veterano jornalista Sebastião Nery. Veja, abaixo:

Desejo de aeroporto

Euclides Pais Mendonça, ex-prefeito de Itabaiana, era dono de Sergipe. Tinha terra, dinheiro e voto. Semi-analfabeto e inteligente, veio ao Rio e procurou o brigadeiro Eduardo Gomes, ministro da Aeronáutica: ‘Senhor ministro, Itabaiana precisa de um aeroporto. Sou da UDN, fui seu eleitor duas vezes. Vossa Excelência sempre ganhou em minha cidade. Agora queria que Vossa Excelência mandasse fazer o aeroporto lá.” – Pois não, senhor prefeito. Vou estudar o assunto. Se Itabaiana estiver dentro de nossas normas e houver possibilidade, o aeroporto será construído, disse o ministro. Coronel Oclides (o povo o chamava assim) saiu desolado. Procurou o governador Leandro Maciel: ‘Doutor Leandro, agora eu sei porque aquele caboclo não ganha eleição. Político que precisa de possibilidade para servir aos amigos não ganha eleição’. Misericórdia!

INFONET

Em destaque

Pacheco sobe o tom após decisão de Zanin que suspendeu desoneração

Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pacheco diz que vai recorrer de decisão de Zanin Pe...

Mais visitadas