quinta-feira, março 30, 2023

Lewandowski pede que a Procuradoria opine sobre as denúncias do doleiro Tacla Duran


Lewandowski pede que PGR se manifeste sobre extorsão praticada por aliados  de Moro contra Tacla Duran - Brasil 247

Lewandowski, da ala petista do Supremo, é antilavajatista

Mariana Muniz
O Globo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski encaminhou para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) as informações prestadas pela 13ª Vara Federal de Curitiba referentes ao depoimento do advogado Tacla Duran, réu confesso de lavagem de dinheiro para a Odebrecht.

Segundo nota divulgada pelo gabinete do ministro, em despacho assinado na tarde desta quarta-feira, Lewandowski separou os documentos do processo no qual as informações foram prestadas. Assim, o inquérito tramitará de forma autônoma e em caráter sigiloso.

NOVO INQUÉRITO – Novo responsável pela 13ª Vara Federal de Curitiba, o juiz Eduardo Appio decidiu enviar o caso envolvendo Tacla Duran e o senador Sergio Moro (União-PR) ao Supremo. O magistrado já havia revogado a ordem de prisão preventiva expedida contra o advogado, réu confesso de lavagem de dinheiro para a Odebrecht. A decisão havia sido dada por Moro, quando ele era o juiz responsável pela Lava-Jato.

Na segunda-feira, ao prestar depoimento ao juiz Appio, Tacla afirmou ter sido vítima de um suposto esquema de extorsão envolvendo Moro e mencionou o nome do ex-procurador e agora deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

O caso está sob a relatoria de Lewandowski por ser ele o relator de uma ação que suspendeu decisões da operação Lava-Jato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova petição, no entanto, poderá mudar de mãos em breve uma vez que o ministro se aposentará compulsoriamente em meados de abril, quando completa 75 anos.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Vai ser interessante acompanhar esse novo inquérito. As provas apresentadas por Duran terão de periciadas. Quando for constatado que houve fraude, a situação dele se agravará, porque além de responder por lavagem de dinheiro, será acusado também de falsidade ideológica. Depois voltaremos ao assunto e iremos mostrar, com absoluta exclusividade, as provas da fraude cometida pelo doleiro da Odebrecht. (C.N.)

Em destaque

Com Tarcísio fora do jogo, Valdemar acelera plano para lançar Flávio ao Planalto

  Publicado em 28 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valdemar vai para o tudo ou nada na candidatura...

Mais visitadas