TFD É UM DIREITO GARANTIDO POR LEI, PORTANTO NÃO É FAVOR DE PREFEITO OU QUEM QUER QUE SEJA.
O Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde), é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas.
A administração municipal de Jeremoabo está oferecendo uma condição perversa. desrespeitosa e humilhante para os pacientes e acompanhantes e principalmente para os idosos, e, entre vários assuntos, por obrigação estabelecida na lei na casa de apoio deveria existir uma ambulância, uma enfermaria básica, um técnico em enfermagem ou agente de saúde na pousada; e não tratar os pacientes como cães abandonados sem donos.
o pior de tudo é que todos os dias são publicados em rádios locais queixas de quem por infelicidade necessita ser encaminhado para Salvador, principalmente quem precisa ser hospedado na " casa de desapoio".
Lamentável é a atitude dos vereadores que se deslocaram até a MALFADADA CASA DE DESAPOIO em Salvador; SEGUNDO ELES PARA FISCALIZAR, SÓ QUE DE CONCRETO ATÉ AGORA NADA, muito blá-blá-blá e nada, o povo continua comendo o pão que o diabo amassou.
Pelo visto estão na expectativa que a ONG denuncie não só o prefeito, mas todos os envolvidos.