Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, setembro 13, 2024

Semana movimentada nos bastidores do Congresso

 

Semana movimentada nos bastidores do Congresso

 Tempo de leitura: 6 minutos

Com decisões que impactam na agenda econômica prioritária do governo, os últimos dias foram agitados no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, a aprovação de um regime de transição para a reoneração da folha de pagamentos foi um ponto de destaque, encerrando um longo impasse entre os Poderes Legislativo e Executivo. A proposta visa preservar empregos e garantir competitividade para 17 setores da economia. O debate no plenário foi acalorado, especialmente devido às exigências impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional a prorrogação anterior por falta de previsão de receita para compensar a perda de arrecadação.

Entre as principais medidas do novo projeto está a exigência de que empresas mantenham, ao longo do período de transição, um número de empregados correspondente a 90% da média registrada no ano anterior. Caso contrário, perderão o benefício. Isso foi visto como uma tentativa de equilibrar os interesses fiscais com a preservação de empregos em setores estratégicos.

No Senado, a tentativa de avançar com a aprovação das mudanças nas regras de transparência das emendas parlamentares não se concretizou. Apesar do esforço concentrado, sincronizado com a movimentação da Câmara dos Deputados, ainda não houve consenso entre os parlamentares sobre como equilibrar suas demandas e as exigências por maior transparência e eficiência no uso dos recursos públicos. Em consequência, os pagamentos dessas emendas continuam suspensos, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

  • O impasse reflete a dificuldade em atender às expectativas dos parlamentares, ao mesmo tempo em que se responde às exigências de órgãos de controle e à pressão pública por uma gestão mais transparente.

Articulação

Em paralelo às decisões legislativas, a Câmara dos Deputados se volta à articulação política para a sucessão da presidência da Casa. O presidente Arthur Lira (PP/AL) oficializou seu apoio à candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos/PB) para sucedê-lo a partir de fevereiro de 2025, marcando uma reviravolta na corrida pela presidência da Casa. Inicialmente, o apoio de Lira era direcionado implicitamente ao líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), mas a decisão de Marcos Pereira, presidente do Republicanos, de desistir da candidatura mudou o cenário.

Essa disputa interna na Câmara ocorre em paralelo à pressão externa vinda do governo federal, que enfrenta dificuldades para avançar em temas sensíveis, como a regulamentação das emendas parlamentares e a tramitação dos projetos de regulamentação da reforma tributária. As negociações continuam, e o Palácio do Planalto trabalha para garantir apoio suficiente nas próximas votações.

Reforma tributária

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vai promover na próxima quarta-feira (18/09), às 14h, audiência pública sobre os impactos da regulamentação da reforma tributária na infraestrutura brasileira.
 
Entre os convidados para o debate estão o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa; o diretor-presidente da Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), Davi Barreto; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Marco Aurélio de Barcelos; o presidente da Associação dos aeroportos federais privados (ABR), Fábio Rogério Carvalho; a diretora da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, Christianne Dias Ferreira; e a diretora Jurídica e de Regulação da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Renata Menescal.

Em destaque

Governo se recusa a dar informações sobre hospedagem de Janja em NY

Publicado em 22 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Janja denuncia que as queimadas são “atos de ter...

Mais visitadas