Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 19, 2024

Moraes manda PF identificar e notificar quem fez ‘uso extremado’ do X no Brasil após bloqueio

 Foto: Carlos Moura/STF/Arquivo

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal19 de setembro de 2024 | 17:08

Moraes manda PF identificar e notificar quem fez ‘uso extremado’ do X no Brasil após bloqueio

brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que a Polícia Federal monitore quem tem feito o “uso extremado” do X (ex-Twitter) no Brasil desde que a plataforma foi bloqueada no país, em 30 de agosto.

Segundo a decisão do magistrado, a PF deve identificar o usuário e notificá-lo de que o uso da rede social foi proibido pelo Supremo. Este seria o primeiro passo. Na ordem, o ministro escreve que, se for mantido ou reiterado o comportamento, caberá a aplicação de multa de R$ 50 mil.

Além de ter mandado suspender o X, Moraes já havia estabelecido o pagamento de R$ 50 mil a quem usasse o VPN (rede virtual privada) para conseguir acesso à plataforma. A decisão foi confirmada pela Primeira Turma do Supremo no início deste mês.

Segundo investigadores, a nova decisão de Moraes não especifica o que seria o uso extremado da plataforma, mas integrantes da PF imaginam que isso se refira a acessos ou publicações constantes na rede social.

Alguns políticos, sobretudo críticos ao ministro do STF, têm usado a plataforma e deixado isso claro. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por exemplo, fez um post no X em português e inglês no qual convocou seguidores para os atos de 7 de Setembro.

“Se estou fazendo este post, assumindo todos os riscos, é porque acredito que vale a pena lutar pela nossa liberdade e a de nossos filhos”, disse. E deixou claro: “Estou postando no X, escrevendo do Brasil”.

Foi o mesmo tom da também deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). “Postando aqui, direto do X”, para anunciar a própria presença no ato do próximo sábado em São Paulo”, escreveu ela.

Julia Chaib, FolhapressPoliticaLivre

Em destaque

Lira silencia e não vai se manifestar sobre prisão de deputado

  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) 20 de setembro de 2024 | 21:15 Lira silencia e não vai se...

Mais visitadas