Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, setembro 06, 2024

PT precisa se preparar para sucessão de Lula, um decisão difícil de tomar


Lula diz que aumento do salário mínimo deixa brasileiro 'mais bonitão e  mais gordo' | Jornal de Brasília

Lula vai completar 79 anos em outubro e sente o peso da idade

Roberto Nascimento

Um assunto de extrema importância, trazido à baila pelo jornalista Carlos Newton – Lula precisa encontrar urgentemente um sucessor para se contrapor ao crescente poderio da extrema direita no Brasil, que avança de Norte a Sul. Já existem três sucessores de Bolsonaro, trabalhando a todo vapor, olhando 2026 com luva de pelica: Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Romeu Zema. No PT, o único com chances de suceder o presidente é o atual ministro Fernando Haddad, como muito bem pontuou Carlos Newton.

O Partido dos Trabalhadores parou no tempo, literalmente. Um exemplo fático – não elegerá prefeitos nas capitais do Rio, São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. É fato que Sul e Sudeste são, hoje, cidadelas da Direita. Não é diferente no Centro Oeste.

PT NAS ÚLTIMAS – Quando Lula se aposentar, o PT acaba, como o PSDB acabou após a aposentadoria de FHC. Ulysses Guimarães, o timoneiro do MDB, partiu e o partido diminui cada vez mais. Considerei um erro de Lula a aposta em Gleisi Hoffmann para presidir o PT. A atual dirigente não tem estatura política para enfrentar os desafios impostos pela extrema direita.

Por exemplo, não existe uma estratégia para uma necessidade evidente – aumentar a bancada do PT no Senado nas eleições de 2026. No Rio de Janeiro e em São Paulo, consideram caso perdido. Na eleição passada, conseguiram perder para o desconhecido astronauta Marcos Pontes, que no Senado é um zero à esquerda.

O Rio de Janeiro é o Estado com menor representação política na Câmara Alta, porque Flávio Bolsonaro, Carlos Portinho (assumiu como suplente de Arolde de Oliveira) e o jogador Romário, esses três senadores nada fazem pelo Rio de Janeiro. Mostram ser políticos que agem segundo seus próprios interesses, mas o eleitor não consegue visualizar esse cenário.

EXEMPLO DE ERRO – Em 2020, um erro crasso e estúpido do PSB e do PT, que se dividiram com candidaturas próprias ao Senado – de Alexandro Molon (PSB) e André Ceciliano (PT). Sabia-se que Ceciliano não tinha a mínima chance de vencer Romário, ao contrário de Molon. O tesoureiro do PSB, Márcio França, que não se elegeu em São Paulo e conseguiu virar ministro no governo Lula, chegou a negar recursos para a campanha de Molon, dando um tiro no pé do próprio partido.

Diante desses erros, o PL de Jair Bolsonaro e Valdemar agradece penhoradamente, fortalecendo-se para disputar as eleições deste ano e se prepararem para as eleições gerais em 2026.

Nesse cenário, estou pessimista em relação às eleições municipais, que devem ser vencidas pela direita e serão um belo termômetro para as eleições presidenciais e de governadores, deputados e senadores em 2026, quando tudo começa de novo.

PESO DA IDADE – No artigo desta quinta-feira, Carlos Newton acertou mais uma vez. O Poder não rejuvenesce; pelo contrário, envelhece. A presidência é uma máquina de moer o sujeito que senta naquela cadeira do Planalto.

Lembro de um, que sofreu mais do que todos: o general João Figueiredo. Um atleta forte e sadio, que em sua gestão teve sérios problemas de saúde. Sofreu um enfarto e fez pontes de safena em Cleveland. nos EUA. Ele mesmo disse que uma jamanta sentou no peito dele, depois, foi perdendo a visão.

Antes dele, o general Costa e Silva. O presidente foi tão pressionado, quando anunciou daria fim ao AI-5, que sofreu em 1969, um derrame avassalador. E logo partiu. Também o general Geisel, que teve uma tentativa de golpe dentro do golpe, não estava muito bem de saúde no final do governo. Numa solenidade passou mal e quase foi. Durou pouquíssimo tempo, após passar a faixa para Figueiredo.

O poder é mesmo uma carga pesada, um legado do qual ninguém escapa.

Em destaque

Governo se recusa a dar informações sobre hospedagem de Janja em NY

Publicado em 22 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Janja denuncia que as queimadas são “atos de ter...

Mais visitadas