Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, agosto 31, 2022

Parlamentares baianos são premiados no Congresso em Foco por Leonardo Almeida

 Terça, 30 de Agosto de 2022 - 19:10

por Leonardo Almeida

Parlamentares baianos são premiados no Congresso em Foco
Foto: Reprodução / Youtube

O Prêmio Congresso em Foco nomeou três parlamentares baianos entre os melhores do Brasil no ano de 2022. O deputado Carlos Bacelar (PV) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) foram gratificados durante a cerimônia. As premiações entre os congressistas da Bahia variaram entre “Os melhores da Câmara”, “Os melhores do Senado” e  “Clima e Sustentabilidade”.

 

O deputado federal Carlos Bacelar esteve entre os melhores do cargo, de acordo com a votação do júri especializado, foi um dos vencedores do da votação dos “Melhores da Câmara”. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, foi gratificado com dois prêmios: o de “Clima e Sustentabilidade”, dado pelos especialistas; e o de “Melhores do Senado”, na votação popular.

 

O senador Otto Alencar também aparece entre os baianos que foram premiados, estando entre os melhores da Casa Legislativa, de acordo com a análise do júri especializado. Em 2020, Jaques Wagner foi o único baiano a ser lembrado na categoria, ficando na 2ª colocação na votação popular e em 3º na escolha da imprensa para o melhor senador do Brasil.

 

OS MELHORES DO CONGRESSO

Na avaliação do júri especializado, o melhor parlamentar no Senado foi Marcelo Castro (MDB/PI). Na opinião dos jornalistas, repetindo a premiação anterior, Randolfe Rodrigues (Rede/AP) foi eleito o melhor senador. Sobre o voto público, Marcos Rogério (PL/RJ) venceu a votação.

 

Em relação à Câmara, Marcelo Ramos (PSD/AM) foi eleito o melhor deputado da Casa, de acordo com a opinião do júri especializado. Para os jornalistas, o parlamentar mais bem avaliado foi Alessandro Molon (PSB/RJ), repetindo o feito da premiação anterior. Em relação à opinião popular, a deputada Carla Zambelli (PL/SP) ficou em primeiro lugar nas votações.

 

Confira os vencedores das outras categorias:

 

Júri Especializado:
Defesa da Liberdade e Transporte - Adriana Ventura (Novo/SP);
Defesa da Educação - Dário Berger (PSB/SC);
Clima e Sustentabilidade - Rodrigo Agostinho (PSB/SP).

 

Escolha do Público:
Defesa da Liberdade e Transporte - Carla Zambelli (PL/SP);
Defesa da Educação - Hélio Lopes (PL/RJ);
Clima e Sustentabilidade - Carlos Portinho (PL/RJ).

 

Para a premiação concorrem todos os congressistas, exceto aqueles que são alvo de ação penal ou de improbidade administrativa ou de denúncia criminal e exerceram o mandato por menos de 60 dias. Também foram excluídos parlamentares que, por atos e declarações, fizerem a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais.

 

O júri especializado era composto por: Carolina Venuto, Carlos Melo, Jorge Mizael, Júlia Schiaffarino, Márcio Santilli e Priscila Cruz. 

 

A bancada avaliadora de jornalistas foi composta por: Guilherme Mendes, Igor Gadelha, Jordi Miró, José Maria Trindade, Julliana Sofia, Rudolfo Lago, Tainá Andrade, Tércio Amaral, Thaisa Oliveira e Vera Magalhães.

Bahia Notícias

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas