quarta-feira, agosto 31, 2022

Parlamentares baianos são premiados no Congresso em Foco por Leonardo Almeida

 Terça, 30 de Agosto de 2022 - 19:10

por Leonardo Almeida

Parlamentares baianos são premiados no Congresso em Foco
Foto: Reprodução / Youtube

O Prêmio Congresso em Foco nomeou três parlamentares baianos entre os melhores do Brasil no ano de 2022. O deputado Carlos Bacelar (PV) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) foram gratificados durante a cerimônia. As premiações entre os congressistas da Bahia variaram entre “Os melhores da Câmara”, “Os melhores do Senado” e  “Clima e Sustentabilidade”.

 

O deputado federal Carlos Bacelar esteve entre os melhores do cargo, de acordo com a votação do júri especializado, foi um dos vencedores do da votação dos “Melhores da Câmara”. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, foi gratificado com dois prêmios: o de “Clima e Sustentabilidade”, dado pelos especialistas; e o de “Melhores do Senado”, na votação popular.

 

O senador Otto Alencar também aparece entre os baianos que foram premiados, estando entre os melhores da Casa Legislativa, de acordo com a análise do júri especializado. Em 2020, Jaques Wagner foi o único baiano a ser lembrado na categoria, ficando na 2ª colocação na votação popular e em 3º na escolha da imprensa para o melhor senador do Brasil.

 

OS MELHORES DO CONGRESSO

Na avaliação do júri especializado, o melhor parlamentar no Senado foi Marcelo Castro (MDB/PI). Na opinião dos jornalistas, repetindo a premiação anterior, Randolfe Rodrigues (Rede/AP) foi eleito o melhor senador. Sobre o voto público, Marcos Rogério (PL/RJ) venceu a votação.

 

Em relação à Câmara, Marcelo Ramos (PSD/AM) foi eleito o melhor deputado da Casa, de acordo com a opinião do júri especializado. Para os jornalistas, o parlamentar mais bem avaliado foi Alessandro Molon (PSB/RJ), repetindo o feito da premiação anterior. Em relação à opinião popular, a deputada Carla Zambelli (PL/SP) ficou em primeiro lugar nas votações.

 

Confira os vencedores das outras categorias:

 

Júri Especializado:
Defesa da Liberdade e Transporte - Adriana Ventura (Novo/SP);
Defesa da Educação - Dário Berger (PSB/SC);
Clima e Sustentabilidade - Rodrigo Agostinho (PSB/SP).

 

Escolha do Público:
Defesa da Liberdade e Transporte - Carla Zambelli (PL/SP);
Defesa da Educação - Hélio Lopes (PL/RJ);
Clima e Sustentabilidade - Carlos Portinho (PL/RJ).

 

Para a premiação concorrem todos os congressistas, exceto aqueles que são alvo de ação penal ou de improbidade administrativa ou de denúncia criminal e exerceram o mandato por menos de 60 dias. Também foram excluídos parlamentares que, por atos e declarações, fizerem a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais.

 

O júri especializado era composto por: Carolina Venuto, Carlos Melo, Jorge Mizael, Júlia Schiaffarino, Márcio Santilli e Priscila Cruz. 

 

A bancada avaliadora de jornalistas foi composta por: Guilherme Mendes, Igor Gadelha, Jordi Miró, José Maria Trindade, Julliana Sofia, Rudolfo Lago, Tainá Andrade, Tércio Amaral, Thaisa Oliveira e Vera Magalhães.

Bahia Notícias

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas