Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, agosto 30, 2022

Exame de lâmina pode ser feito nas UBSs de Aracaju sem agendamento

Exame de lâmina pode ser feito nas UBSs de Aracaju sem agendamento (Foto: Freepik)

em 30 ago, 2022 12:20

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) divulgou na manhã desta terça-feira, 30, as orientações para a população que deseja realizar o exame de lâmina, também conhecido como papanicolau, sem o prévio agendamento.

O procedimento é oferecido para pessoas com colo de útero, com idades de 25 a 64 anos, devido ao maior risco do aparecimento do câncer de colo nesta faixa etária. Para ter acesso ao exame é só comparecer a uma unidade básica, onde será efetuado um cadastro no prontuário eletrônico.

A SMS ainda divulgou as recomendações necessárias para a realização do exame. São elas: não ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nas 48h anteriores, evitar uso de duchas e medicamentos vaginais nas 48h anteriores, evitar uso de anticoncepcional locais nas 48h anteriores e não estar menstruada (o exame deve ser feito 8 dias após a menstruação).

Ainda segundo a SMS, o exame só será realizado de acordo com as recomendações e é voltado apenas para pessoas que já iniciaram a vida sexual.

Por Milton Filho e João Paulo Schneider 

INFONET


Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas