eg., 29 de agosto de 2022 10:34 AM
Após o primeiro debate presidencial, realizado pelo pool de veículos de imprensa —Band, TV Cultura, Folha de S. Paulo e UOL —o presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu na sabatina promovida pela Jovem Pan nesta segunda-feira (29) e não deve ir a mais nenhum debate no primeiro turno.
Segundo informações da jornalista Vera Magalhães, do jornal O Globo, a campanha do chefe do Executivo defende que ele aceite poucos convites para entrevistas, de preferência em podcasts de grande audiência e pouco confronto.
Antes do debate, aliados de Bolsonaro estavam confiantes no desempenho do presidente, que pretendia atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), abordando a corrupção.
Apesar de ter conseguido fazer isso no início do debate, o mandatário fez ataques à imprensa e às mulheres. E é justamente o eleitorado feminino que ele precisa conquistar, uma vez a intenção de voto em Lula nesse segmento é maior.
Além disso, ainda de acordo com Vera Magalhães, o time de Bolsonaro não esperava que as candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) se juntassem para defender as mulheres.
Para a campanha do presidente, a atuação de Bolsonaro foi negativa quando ele fez ataques à imprensa, às adversárias mulheres e o uso do termo “mimimi” para se contrapor às acusações de machismo e misoginia.
A ala política do presidente acredita que a atitude de Bolsonaro pode impedir a busca de votos das mulheres, tirar votos dos mais pobres e entre os evangélicos.
Federação partidária: saiba o que é e como vai impactar as eleições de 2022
Como ganhar no primeiro turno para presidente e governador nas eleições?
Mais ataque
No segundo bloco do evento, os candidatos responderam perguntas dos jornalistas de veículos que compõe o pool de imprensa que organizou o debate. Bolsonaro atacou a jornalista Vera Magalhães após ela questioná-lo sobre vacinação.
O chefe do Executivo afirmou que Vera é “uma vergonha para o jornalismo brasileiro”. Em entrevista ao colunista Kennedy Alencar, do portal UOL, ela afirmou que Bolsonaro “teve uma atitude absolutamente descontrolada, desnecessária” e que, em sua visão, é “prejudicial a ele mesmo”.
Debate
O primeiro debate entre presidenciáveis das Eleições 2022 aconteceu no domingo (28). O encontro aconteceu na sede da TV Bandeirantes, em São Paulo, e reuniu Jair Bolsonaro, Lula, Simone Tebet, Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe D'Ávila (Novo) e Soraya Thronicke.
Qual a data das Eleições 2022?
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.
YAHOO