Publicado em 22 de junho de 2023 por Tribuna da Internet
Julia Lindner e Roseann Kennedy
Estadão
Embora continue atuando nos bastidores, o ex-ministro José Dirceu, condenado e preso no Mensalão e na Operação Lava Jato, tem se escondido dos holofotes nos últimos anos. Mas ele não pretende permanecer assim por muito tempo.
Durante o aniversário do filho, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), o ex-ministro afirmou em mais de um momento que pretende voltar a dar entrevistas e a se pronunciar mais publicamente a partir de agosto. Esse é o prazo em que ele considera que terá os seus processos judiciais anulados.
SEM CANDIDATURA – Apesar da vontade de voltar à vida pública, Dirceu garantiu que apenas seu filho deve ter cargo eletivo na família. É em Zeca, atual líder do PT na Câmara, que o ex-ministro deposita suas aspirações eleitorais. E diz que, para ele, o importante é ajudar o governo Lula.
No evento de quarta-feira, Dirceu foi tietado por convidados e políticos. Entre as autoridades presentes, posou para fotos com o filho e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Zeca e Lira são amigos de longa data.
A comemoração, que ocorreu em um restaurante, em Brasília, teve participação do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e de diversos líderes partidários, como Elmar Nascimento (União-BA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Felipe Carreras (PSB-PE).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Dizer que não sairá candidato é conversa fiada. Dirceu não pensa em outra coisa. Quer dar a volta por cima e ser “descondenado” igual ao ex-amigo Lula, que virou as contas a Dirceu quando ele foi condenado na Lava Jato e nunca mais se falaram, nem mesmo por telefone. Apenas um não fala mal do outro, para manter as aparências, porque cada um deles sabe o que o outro fez no verão passado, digamos assim. Ambos enriqueceram ilicitamente na política e não têm dificuldades de vida, somente problemas de consciência, mas de vez em quando, apenas. (C.N.)