Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 25, 2023

Reforma tributária não pode penalizar o setor de serviços, que mais tem crescido

Publicado em 24 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Crescimento do PIB supera expectativas em 2022, afirma coordenador de conjuntura do Ipea, Estêvão Kopschitz. | Brasil 61

Ilustração reproduzida do Ar

Vicente Limongi Netto

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, reconhece que a reforma tributária é essencial ao desenvolvimento do país, mas não pode, a seu ver, “penalizar o setor de serviços, que é o que mais avança e foi o primeiro a ajudar os brasileiros na recuperação pós-pandemia, quando centenas de milhares de famílias enfrentavam o luto e as enormes dificuldades provocadas pelo desemprego e altos índices de inflação”.

Para Tadros, nessa linha, “o Brasil precisa, neste momento, de sensibilidade e empatia dos deputados e senadores para com esse setor, que vem absorvendo trabalhadores que perderam seus empregos por conta da automoção da indústria e da agropecuária ao longo de duas décadas”. Entre 2002 e 2021, a participação dos serviços na força do trabalho formal avançou de 35% para 59%.

CRESCIMENTO DO PIB – O presidente da CNC lembra que o segmento de serviços é o maior empregador do país. Também é o principal componente do PIB pela ótica da oferta, com peso de cerca de 70% no indicador.

“Desses 2,9% de crescimento em 2022, os serviços foram responsáveis por 2,4 pontos percentuais. Além de ser o setor de maior peso, foi o que mais cresceu, o que demonstra como foi alta a sua contribuição na economia no ano”, disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Todas as atividades de serviços tiveram crescimento, com destaque para aquelas mais ligadas ao consumo presencial (outras atividades de serviços, +11,1%), transporte, armazenagem e correio (+8,4%) e informação e comunicação (+5,4%).

LIXO LEGISLATIVO – Grupelho de deputados anônimos, instruídos pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, criticou o senador Renan Calheiros(MDB-AL) por chamar de “lixo legislativo” a aberração aprovada pela Câmara Federal, da autoria da deputada carioca Dani Cunha, que censura e pune com prisão o cidadão que criticar parlamentares.

Os parvos do inexpressivo centrão estrebucharam e ameaçaram atear fogo às vestes, porque Renan Calheiros garantiu que tal excrescência não passa no Senado. 

 

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas