Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 25, 2023

Apoio total a Campos Neto na Faria Lima sofreu revés com esta decisão do Copom

Publicado em 24 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE)

Campos Neto está extrapolando no apoio aos juros altos

Lauro Jardim
O Globo

Roberto Campos Neto, desde sempre, apanhou muito do presidente Lula, da esquerda em geral e do setor industrial por causa das taxas de juros. Agora, desde a noite de quarta-feira, perdeu boa parte do apoio irrestrito que sempre teve na Faria Lima depois do comunicado emitido após a reunião do Copom.

O problema não foi a decisão de o BC manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, algo já esperado por todos. Mas uma parte expressiva dos grandes bancos e gestoras avalia que o comunicado emitido após a reunião deveria ter deixado uma porta aberta para a queda da taxa de juros no dia 2 de agosto, quando o Copom se reúne novamente.

MANOBRA ERRADA – Explica um banqueiro de investimentos: “A consequência deste comunicado é dar munição aos que não toleram a independência do Banco Central. O Campos está prestando um desserviço à instituição da autonomia do BC”.

Ainda assim, boa parte desses mesmos banqueiros continua apostando que agosto marcará o início da trajetória de queda da Selic. É óbvio, porém, que isso depende dos sinais mostrados em vários indicadores e que não haja nenhum perigo de repique na inflação.

Há uma expectativa de que na ata do encontro da diretoria do BC, que somente será publicada nesta semana, haja uma modulação do que saiu no comunicado. Diz um banqueiro: “O BC tem a chance de na ata botar o carro novamente na pista”.

APARÊNCIAS ENGANAM – Outro banqueiro, que também crê que a Selic será reduzida no próximo Copom, lembra que em agosto Gabriel Galípolo, o primeiro diretor indicado pelo governo Lula, já terá tomado posse:

“Vai ficar parecendo que foi a chegada dele ao BC é que forçou a queda, o que não é correto”, assinalou.

Neste momento, Campos Neto está em período de silêncio. Não pode dar qualquer declaração até que a ata do Copom seja publicada na semana que vem. Não pode falar, mas pode ouvir. E o que tem ouvido são esses sinais de descontentamento vindo de uma turma que até agora esteve sempre muito alinhada com ele.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A análise o jornalista Lauro Jardim está correta. Já passou da hora de os juros serem baixados a patamares civilizados, digamos assim. Campos Neto vinha bem no Banco Central, jogou a Selic lá embaixo, dando um alívio nas contas públicas, mas agora faz caminho inverso, com a manutenção de juros mais do que elevados, que favorecem os bancos no overnight. Aqui na Tribuna, estive apoiando sua política, mas desta vez Campos Neto  está claramente extrapolando, numa estratégia que favorece aos bancos desnecessariamente, a meu ver. (C.N.)


Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas