Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, junho 27, 2023

Com perspectiva de derrota no TSE, defesa de Bolsonaro já prepara um recurso ao Supremo

Publicado em 27 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Advogado de Bolsonaro afirma que irá recorrer ao STF caso ex-presidente seja condenado no TSE | Jovem Pan

Tarcísio Vieira é muito experiente e já foi ministro do TSE

Mariana Muniz
O Globo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já articula estratégias para recorrer da decisão e, eventualmente, suspender os seus efeitos. O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu sua punição por abuso de poder, o que o tornaria inelegível por oito anos por causa dos ataques que fez ao sistema eleitoral durante reunião com embaixadores em julho do ano passado.

O coordenador-geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Luiz Fernando Casagrande Pereira, explica que apenas o recurso ao STF teria a capacidade de mudar o eventual resultado do julgamento no TSE, uma vez que os embargos, embora sejam “protelatórios”, não possuem este efeito.

POUCA CHANCE – “Eu diria que são raríssimos os casos de êxito de uma reversão de resultado do TSE pelo Supremo. E afirmo isso por uma questão jurídica, já que é preciso haver uma matéria constitucional envolvida no tema e, neste caso, não há, a rigor. Dá para contar nos dedos das mãos os casos em que este tipo de mudança ocorreu “— afirma Pereira.

Além desta ação apresentada pelo PDT, Bolsonaro é alvo de outras 15 ações no TSE que, se julgadas procedentes, podem levar à sua inelegibilidade.

O processo atual, que trata da reunião com os embaixadores, com denúncia de abuso do poder político, porém, é o mais avançado.

CAMINHOS DA DEFESA – Se a decisão dos magistrados não for unânime, a defesa pode pedir os “embargos de declaração” ou “embargos infringentes” para questionar, por exemplo, os critérios contidos na decisão.

Mas isso só após o resultado oficial do julgamento, adiando uma condenação final. A pena de oito anos, contudo, permaneceria a mesma.

Há possibilidade de a defesa ir ao Supremo por entender que Bolsonaro não teve oportunidade de se defender de forma adequada de fatos novos incluídos ao processo, como a minuta do golpe, que não têm relação com o objeto inicial da ação. A expectativa seria pela rejeição total do processo. A Corte Eleitoral, contudo, já aprovou a inserção de fatos e documentos que sejam desdobramentos do caso, e essa decisão poderia ser considerada inconstitucional.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Não esquecendo que há também a possibilidade de apresentação de embargos de declaração com efeito modificativa, um tipo de recurso já normalmente aceito, no caso de o tribunal ter cometido algum erro processual. (C.N.)

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas