Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 26, 2023

Polícia Federal amplia investigação da farra do Centrão com verbas da Saúde

 

Polícia Federal amplia investigação da farra do Centrão com verbas da Saúde
Foto: Reprodução / Igo Estrela/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) ampliou a investigação de desvios de recursos do Ministério da Saúde no governo Jair Bolsonaro, beneficiando parlamentares do Centrão, para vários estados. A apuração mira a mais importante forma de repasses do orçamento secreto, como eram conhecidas as emendas de relator.

 

No Maranhão, onde no ano passado foi deflagrada uma operação para apurar os desvios, foi descoberto um esquema de falsificação de dados das prefeituras para aumentar artificialmente o teto de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que deputados e senadores podiam indicar. As informações são Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Com isso, prefeituras passaram a, sob indicação do Congresso, receber recursos milionários de que não precisavam. O Ministério da Saúde identificou essa irregularidade em municípios de vários estados.

 

O material produzido pelo ministério, que deve comprometer diversos expoentes do Congresso Nacional responsáveis pelas indicações, está nas mãos da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que também conduz uma investigação sobre o assunto.

 

O Ministério da Saúde liberou cerca de R$ 18 bilhões do orçamento secreto, de 2020 a 2022. Desse montante, R$ 13,6 bilhões foram transferências fundo a fundo direto para o caixa das prefeituras, por indicação de congressistas.

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas