Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, junho 25, 2023

Luana Patriolino

 Luana Patriolino

Correio Braziliense

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta sexta-feira, esperar que o ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), peça vista (mais tempo para análise) no julgamento que pode torná-lo inelegível por abuso de poder político. O ex-chefe do Executivo elogiou o magistrado e acusou a Corte de ser “tribunal político”.

“O primeiro a votar depois do relator é o ministro Raul, conhecido por ser um jurista que tem bastante apego à lei, apesar de estar num tribunal político. Há possibilidade de pedir vista. É bom, porque ajuda a gente a clarear os fatos”, comentou, em entrevista à Rádio Gaúcha.

MAIS ALINHADOS – No TSE, Raul Araújo e Kassio Nunes Marques são os integrantes mais alinhados a Bolsonaro. Caso seja pedido mais tempo para análise do processo, os autos devem ser devolvidos em até 60 dias. Se esse prazo for excedido, a ação deve ser julgada automaticamente, de acordo com as regras do tribunal.

O julgamento de Bolsonaro no TSE começou na quinta-feira. A ação, apresentada pelo PDT, gira em torno da reunião organizada pelo então presidente com embaixadores, em 18 de julho de 2022, no Palácio da Alvorada. No encontro, ele colocou em xeque a segurança do sistema eleitoral e apontou risco de fraude no pleito, sem apresentar provas. A reunião foi transmitida pela TV Brasil, uma emissora pública.

Na sessão no TSE, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a condenação de Bolsonaro à perda dos direitos políticos por oito anos.

LIGAÇÕES PERIGOSAS – Também nesta sexta-feira, Bolsonaro insinuou, mais uma vez, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem ligação com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A declaração foi dada a apoiadores, em Porto Alegre, para se defender do processo em curso na Justiça Eleitoral.

“Não estou aqui atacando o TSE, longe disso, mas a fundamentação é uma coisa inacreditável: reuniu-se com embaixadores. O outro cara, no ano passado, se reuniu com a nata do PCC no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. E vai se reunir, agora, com a nata do Foro de São Paulo também. Não há comparação entre nós”, enfatizou, sem citar o nome de Lula.

O Foro de São Paulo reúne partidos, governos e organizações da esquerda da América Latina. O encontro ocorrerá entre 29 de junho e 2 de julho, no Setor Hoteleiro Sul.

VÍDEO FALSO – No ano passado, circulou nas redes sociais um vídeo falso associando Lula a criminosos da facção PCC. Os filhos de Bolsonaro também publicaram desinformações para tentar relacionar o petista ao grupo criminoso. O ministro da Justiça, Flávio Dino, rebateu as acusações de Bolsonaro. Ele afirmou que o ex-presidente busca caluniar Lula como estratégia para escapar de punições jurídicas.

“Achamos que o ex-presidente deve manter a serenidade, deve manter a decência possível e prestar contas à polícia e ao Poder Judiciário”, destacou, em entrevista coletiva. “Mas não tente, mais uma vez, recorrer a esse ardil baixo e vil de vincular o governo do presidente Lula ao PCC, ao Comando Vermelho e a qualquer outra quadrilha.”

O próprio Dino já foi acusado por bolsonaristas de ter ligações com criminosos. Eles disseminaram fake news ao dizerem que o ministro teria feito um acordo com traficantes para visitar o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em março. Na verdade, o chefe da pasta havia avisado às autoridades de segurança sobre o encontro com lideranças da comunidade.

 

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas