Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 30, 2023

Jair Bolsonaro terá muito tempo livre para pensar nos graves erros cometidos

Publicado em 30 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Bolsonaro diz querer voltar ao Brasil nas próximas semanas - ISTOÉ Independente

Bolsonaro terá muito tempo livre para pensar nos erros cometidos

Roberto Nascimento

Antes mesmo da condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral, Jair Bolsonaro já se tornara um político em total decadência, um herói com pés de barro. Só sobrara para ele um cargo de assessor do mensaleiro e ex-presidiário Valdemar da Costa Neto, dono do PL, que ofereceu elevados salários (cerca de R$ 42 mil por mês) para Bolsonaro e dona Michelle servirem de garotos-propaganda de um dos partidos que reúne a nata da corrupção política.

A vida é difícil para todo mundo. Um dia de glória, outro de tragédia. Bolsonaro e seu dedicado ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, estão tendo essa experiência na pele. Embora ambos sejam enriquecidos ilicitamente, Bolsonaro no Brasil e Cid nos Estados Unidos, o dinheiro não garante felicidade nem saúde, além de não aliviar consciência pesada em erros cometidos.

TENTATIVA DE GOLPE – Embora no Brasil não exista o crime de conspiração, que desta vez colocaria na cadeia muitos militares da ativa e da reserva, é impossível desconhecer que estava em curso a tentativa de golpe de estado, que persistiu até o dia 8 de janeiro de 2023 e só não foi vitoriosa devido à posição firme e legalista do Alto-Comando do Exército.

Um grupo de oficiais superiores das três Forças Armadas (coronéis, tenentes-coronéis e majores), que agora pedem desculpas aos comandantes, insuflavam o ânimo das patentes inferiores, como deixaram claro as palavras dos coronéis Jean Lawand Jr, Mauro Cid e Elcio Franco, junto com generais e oficiais de pijama, que se prepararam com animus de milícias para tomada do poder e nomeação de um interventor à margem do Alto Comando, cujos membros até poderiam ser presos caso não apoiassem o golpe.

Apesar disso tudo, o espírito de corpo presente nas Forças Armadas já deu mostras de que não haverá punições severas, nem expulsão dos quadros militares.

PUNIÇÕES BRANDAS – Provavelmente, os golpistas serão passados para a reserva remunerada, que é uma punição branda, apenas aposentadoria antecipada.

Os coronéis Jean Lawand e Mauro Cid, que dificilmente deixariam de alcançar as quatro estrelas do generalato, pois se destacaram nos cursos militares, sempre em primeiro lugar, ingenuamente se envolveram na aventura golpista.

Será, que esses oficiais militares não estudaram suficientemente a História do Brasil, para antever a tragédia que vem acompanhada por um golpe de estado? Mortes, torturas, injustiças, censura, desaparecimento de pessoas, famílias enlutadas, dor, tristeza etc., sem que tudo isso, ao final, não resolva os problemas brasileiros, até os agravam, como ocorreu depois de 21 anos da intervenção militar iniciada em 1964.

OS MESMOS ERROS – Infelizmente, as elites brasileiras, civis e militares, teimam em repetir os mesmos erros, atrasando o desenvolvimento do “país do futuro”, na visão do escritor austríaco Stefan Zweig, mas que insiste em continuar beirando o atraso, apesar de seu enorme potencial.

Quando será que iremos aprender com nossos erros históricos? Já passou da hora de nossas elites pensarem mais no Brasil e menos nas contas numeradas em paraísos fiscais.

Se pelo menos os governantes investissem mais em educação e saúde, certamente iríamos construir um país melhor e mais justo.


Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas