Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 01, 2023

Energia eólica. SE uma vergonha no Nordeste! Perde para o Piauí

 em 1 jun, 2023 4:02

   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O jornal Valor Econômico divulgou ontem, 31, uma excelente matéria mostrando que o Nordeste é o grande responsável pela geração eólica e solar fotovoltaica do país. A capacidade instalada, de 28,3 gigawatts (GW), é 82,6% da nacional com as duas fontes de energia.

Com a visão desenvolvimentista de um estadista, o professor Marcelo Déda, quando governador, foi o responsável pela implantação do primeiro (e único) parque eólico de Sergipe na Barra dos Coqueiros em 2013. O parque tem a capacidade de apenas 34,5 MW de energia eólica. Jackson, quando governador (aquele que foi o pior da história), anunciou o pomposo “Parque Eólico Palmas dos Ventos”, abrangendo os municípios de Tobias Barreto, Simão Dias e Riachão do Dantas, num investimento de R$ 2 bilhões, da empresa Sowitec. Mais uma promessa de JB que ficou no papel.


Enquanto o Piauí, estado com o menor litoral do Brasil (cerca de 66 kms), tem hoje em operação eólicas gerando 3.482,5 MW (ficando atrás apenas da BA e do RN no NE), Sergipe amarga o penúltimo lugar com apenas 34,5 MW, ganhando apenas de Alagoas que não tem geração eólica. Enquanto isso o Rio Grande do Norte gera 7.647,7 MW (440 kms de litoral) e a Bahia (aqui justifica-se porque é o maior litoral do Brasil, com 1 mil kms), gera 7.565,2 MW. (Ver print ao lado).

Mais eólicas e nada em Sergipe

E o pior: no Piauí estão em construção mais eólicas que vão gerar mais 746,1 MW. No RN mais 2.130,2 MW. Na Bahia mais 2.440,5. Dos nove estados do Nordeste apenas Sergipe, Alagoas e Maranhão não estão implantando novas eólicas.

Governador Fábio Mitidieri. Chame sua equipe da área de atração de investimentos e dê uma atenção a esta área.  Para implantação são gerados centenas de empregos. A geração de energia eólica praticamente não existe em Sergipe.

É preciso uma mentalidade nova na prática. O Estado de Sergipe precisa saber atrair novos investimentos e negócios.

Como diz na matéria do Valor, um diretor de uma empresa “o Nordeste conta com condições de geração solar e eólica que estão entre as melhores do mundo.”

 

 

 

 

Energia solar. AL que não tem eólica, é o primeiro no Nordeste em energia solar  Na energia fotovoltaica (solar) o estado de Alagoas compensa não ter energia eólica e é o disparado no Nordeste com a geração de 3.740,0 MW. Já Sergipe, gera cerca de 800 MW, ficando em quarto lugar no Nordeste. Veja o print ao lado.

 

Terra arrasada Arquidiocese AJU. É preciso recuperar a credibilidade Hoje, na reunião do clero da arquidiocese (a partir das 8h30 no seminário maior) serão escolhidos o novo representante do clero e os membros do conselho presbiteral. O blog recomenda à maioria honrada dos padres da arquidiocese que escolham padres que não sejam imorais, bajuladores e oportunistas e que tenham a coragem de dizer a verdade. É preciso recuperar a credibilidade da arquidiocese de Aracaju.

O clero tem boas opções para escolher: pe. Peixoto, pe. Valtewan, pe. José Soares, pe. Vicente, pe. João Bosco, pe. José Almi, pe. Fernando Ávila, pe. Manoel Barbosa e pe. Givanildo. O titular deste espaço já participou de missas celebradas por todos eles. A depender do resultado, o blog dirá qual foi o caminho escolhido.

Perguntas  A reunião não é uma excelente oportunidade para o arcebispo de Aracaju, d. João Costa, explicar ao clero o porquê de ter dilacerado o patrimônio da arquidiocese em tão pouco tempo e perguntar onde está o dinheiro?

Padre antiético Também, não é uma ótima oportunidade para o ecônomo da arquidiocese, pe. Jadson, pedir perdão aos colegas e aos fiéis da arquidiocese pela atitude antiética de ter vendido o seu veículo particular para a paróquia que trabalha? O blog recomenda ao pe. Jadson que aproveite e peça imediatamente a renúncia do cargo de ecônomo e de pároco da paróquia do Rosário, em Aracaju. Saia enquanto é cedo.

Alguém de coragem? Será que tem algum padre na arquidiocese de Aracaju com coragem para questionar publicamente, na reunião do clero, o arcebispo de Aracaju pela destruição do patrimônio da arquidiocese? Onde foi parar o dinheiro? Algum padre que tenha coragem de reprovar a atitude do pe. Jadson, o ecônomo imoral da arquidiocese? Será que tem algum homem o suficiente para questionar todas as atrocidades cometidas pelo arcebispo e sua guarda pretoriana? Ou será que só se tem coragem na arquidiocese para gritar com alguns fiéis e funcionários?

Clima horrível na Emgetis. Garibalde indique outro nome Um dos poucos nomes que continuaram no segundo escalão no governo que se iniciou em janeiro é o de Ézio Prata, da Emgetis. São mais de 12 anos como diretor-presidente. Nem ele deve aguentar mais tanto marasmo. E o clima está o pior possível. Será que o deputado estadual padrinho de Ézio Prata não tem um nome técnico para a Emgetis?

 

Progressos sobre o aeródromo em Itabaiana Numa audiência marcada pelo deputado federal, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa teve uma reunião ontem, 31, com o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay e a equipe técnica dele. Na ocasião foram atualizados os estudos e os progressos em relação ao aeródromo que está em planejamento para ser construído em Itabaiana. “Estamos cientes do potencial econômico que um aeródromo trará para nossa cidade, impulsionando o turismo e gerando oportunidades para nossos cidadãos”, disse o prefeito ao agradecer ao deputado Ícaro de Valmir por todo o apoio e dedicação em prol do desenvolvimento de Itabaiana.

Convite Durante nosso encontro, o prefeito e o deputado federal, convidaram o presidente Barzellay para a tão esperada Feira do Caminhão e Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana. “Esse evento, que celebra o trabalho árduo e essencial dos caminhoneiros, é uma tradição em nossa região e estamos ansiosos para torná-lo ainda mais grandioso este ano”, destacou o prefeito.

Caravana Viva Aracaju/Viva Sergipe capacita cerca de 200 agentes de viagens na Bahia A parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju promoveu nesta semana, entre os dias 29 a 31, a divulgação dos festejos juninos de Sergipe em municípios da Bahia e a capacitação de cerca de 200 agentes de viagens nas cidades de Feira de Santana e Salvador. A caravana também percorreu as cidades de Alagoinhas e Lauro de Freitas, com a realização de blize nas agências de viagens e panfletagem nas principais ruas e avenidas dos municípios baianos.

Conhecimentos As capacitações que ocorreram nos dias 29, na Churrascaria Los Pampas, em Feira de Santana, e na terça-feira, 30, no Restaurante Coco Bambu, na capital baiana, proporcionaram aos participantes conhecimentos sobre os principais atrativos turísticos, sobre a cultura e a gastronomia do estado, além de momentos de entretenimento e muita diversão com a apresentação artística do grupo sergipano de forró trio pé-de-serra, “Os Três Muleques”.

200 agentes capacitados O presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, fez uma avaliação positiva sobre a primeira ação do Road Show Viva Aracaju/Viva Sergipe. “Conseguimos atingir as nossas expectativas sobre o número de agentes capacitados. Cerca de 200 profissionais foram preparados para vender o nosso destino e, com isso, movimentar a cadeia turística do nosso estado. Além disso, apresentamos o novo vídeo de divulgação dos principais pontos turísticos da nossa terra. Um vídeo leve, descontraído e informativo”, declarou o presidente.

Próximas ações Antônio Carlos falou ainda sobre as próximas ações que já foram definidas no calendário do projeto Viva Aracaju. No próximo mês de junho, a caravana vai percorrer entre os dias 12 a 16, a capital São Paulo e a região do ABC Paulista. Também participaram da ação, a diretora executiva da Setur do Estado, Daniela Mesquita, o assessor técnico da Setur de Aracaju, Gilson dos Santos, e hoteleiros.

INFONET

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas