segunda-feira, dezembro 10, 2018

A IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, REFLETE EM NÃO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES. ENTENDA O PORQUÊ.

Resultado de imagem para foto prefeitura nao paga 13 salario
Foto Divulgação.





A IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA,
REFLETE EM NÃO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES.
ENTENDA O PORQUÊ.

Quando se contrata em desacordo com o que preceitua o artigo 37 da CF/88, há um superdimensionamento da folha de pagamento, que vias de regra acontece com total carência de conhecimento e viabilidade de atendimento, mediante as receitas conhecidas, gerando um déficit de caixa em igual proporção a expansão ocorrida.
Ao ler uma postagem recebida pelo whatsApp, a qual informa possíveis contratações das últimas 6 (seis) gestões, podemos entender o porquê de anualmente, podendo-se até estabelecer como regra, a ocorrência de demissões em massa de todos os contratados. Vejamos na escala informada, que se verdadeira, esclarece as razões:
2005 a 2008
315 contratados
Base – salário mínimo
2009 a 03/2012
550 contratados

03/2012 a 12/2012
600 contratados

2013 a 2016
611 contratados

2017 a 06/2018
753 contratados

07/2018 a 11/2018
932 contratados

 Quero acreditar que tais números não representem a realidade, mas para mostrar o que aqui me proponho, vou mantê-los a título ilustrativo, conforme informado.
Salário mínimo atual é de R$ 954,00 + 21% de INSS patronal, fora PIS e outros encargos, o valor passa para R$ 1.154,34.
Mas vamos esquecer o patronal que em geral não recolhem em tempo hábil, vamos trabalhar com R$ 954,00 para entendermos o custo adicional na folha de pagamento e entender a razão de faltar dinheiro em dezembro.
Digamos que seja verdade as contratações de 932 servidores, agora multipliquemos por 954,00 mês, então temos a importância de R$ 889,128,00.
Considerando apenas 4 meses e não 5, conforme já passados, as despesas com folha de pagamento pode ter sofrido um impacto de R$ 889.128,00 X 4 = R$ 3.556.512,00.
 Neste simples exemplo que se aplica a qualquer município, mostra que a falta de pagamento do salário e 13º salário está vinculado diretamente a má gestão dos recursos públicos, quando o gestor quer dar uma de bonzinho à custa do sacrifício alheio, seja por descaso, seja ausência de planejamento e desconhecimento de suas despesas fixas.
Aqui demonstro apenas um dos possíveis caminho para que o servidor efetivo passe o Natal comendo Filé de Pescoço de Frango, enquanto aos gestores degustam Lagosta e Caviar.
Quero ainda, dizer que possíveis argumentos de puxa-sacos para justificar ausência de recursos, na realidade é que ele é dos que te tiram o direito de receber o seu salário em dia, pois ele é apenas um agregado no serviço pública, já que nunca demonstrou competência para entrar pela porta da frente, ou seja, por concurso.

Nota da redação deste Blog  -  Para não ir muito longe estou postando uma matéria publicada ano passado a respeito desse mesmo assunto:



2) Quais critérios foram utilizados para demitir enfermeiros e técnicos de ... o tempo de "tista de deda", continuou na gestão da ex-prefeita  Anabel", ... pela primeira vez, quando de uma canetada só o "tista de deda" demitiu 500 pessoas.



Em destaque

Continue reading: Corrupção sistêmica: um esboço teórico..

  Corrupção sistêmica: um esboço teórico a partir de “Tangentopoli”  Matteo Finco 2021, Observação da violência sistêmica, corrupção e seus ...

Mais visitadas