Foto Divulgação.
A
IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA,
REFLETE EM NÃO
PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES.
ENTENDA O PORQUÊ.
Quando se contrata em desacordo com o
que preceitua o artigo 37 da CF/88, há um superdimensionamento da folha de
pagamento, que vias de regra acontece com total carência de conhecimento e
viabilidade de atendimento, mediante as receitas conhecidas, gerando um déficit
de caixa em igual proporção a expansão ocorrida.
Ao ler uma postagem recebida pelo
whatsApp, a qual informa possíveis contratações das últimas 6 (seis) gestões,
podemos entender o porquê de anualmente, podendo-se até estabelecer como regra,
a ocorrência de demissões em massa de todos os contratados. Vejamos na escala
informada, que se verdadeira, esclarece as razões:
|
2005 a 2008
|
315
contratados
|
Base
– salário mínimo
|
|
2009 a
03/2012
|
550
contratados
|
|
|
03/2012 a
12/2012
|
600
contratados
|
|
|
2013 a 2016
|
611
contratados
|
|
|
2017
a 06/2018
|
753
contratados
|
|
|
07/2018 a 11/2018
|
932
contratados
|
|
Quero
acreditar que tais números não representem a realidade, mas para mostrar o que
aqui me proponho, vou mantê-los a título ilustrativo, conforme informado.
Salário mínimo atual é de R$ 954,00 + 21% de INSS patronal, fora PIS e outros encargos, o valor passa
para R$ 1.154,34.
Mas vamos esquecer o patronal que em
geral não recolhem em tempo hábil, vamos trabalhar com R$ 954,00 para
entendermos o custo adicional na folha de pagamento e entender a razão de
faltar dinheiro em dezembro.
Digamos que seja verdade as contratações
de 932 servidores, agora multipliquemos por 954,00 mês, então temos a
importância de R$ 889,128,00.
Considerando apenas 4 meses e não 5,
conforme já passados, as despesas com folha de pagamento pode ter sofrido um
impacto de R$ 889.128,00 X 4 = R$
3.556.512,00.
Neste simples exemplo que se aplica a qualquer
município, mostra que a falta de pagamento do salário e 13º salário está
vinculado diretamente a má gestão dos recursos públicos, quando o gestor quer
dar uma de bonzinho à custa do sacrifício alheio, seja por descaso, seja
ausência de planejamento e desconhecimento de suas despesas fixas.
Aqui demonstro apenas um dos possíveis
caminho para que o servidor efetivo passe o Natal comendo Filé de Pescoço de
Frango, enquanto aos gestores degustam Lagosta e Caviar.
Quero ainda, dizer que possíveis
argumentos de puxa-sacos para justificar ausência de recursos, na realidade é
que ele é dos que te tiram o direito de receber o seu salário em dia, pois ele
é apenas um agregado no serviço pública, já que nunca demonstrou competência
para entrar pela porta da frente, ou seja, por concurso.
Nota da redação deste Blog - Para não ir muito longe estou postando uma matéria publicada ano passado a respeito desse mesmo assunto:
2) Quais critérios foram utilizados para demitir enfermeiros e técnicos de ... o tempo de "tista de deda", continuou na gestão da ex-prefeita Ré Anabel", ... pela primeira vez, quando de uma canetada só o "tista de deda" demitiu 500 pessoas.