Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 29, 2018

Bolsonaro admite que há risco em mudar a embaixada para Jerusalém


O presidente eleito, Jair Bolsonaro, irá tomar posse dia 1º de janeiro Foto: Jorge William / Agência O Globo
Bolsonaro demonstra que sabe recuar quando está errado
Por G1 — Brasília
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou numa entrevista ao pastor Silas Daniel que há ameaças de boicote econômico ao Brasil, caso o governo decida transferir a embaixada do país em Israel para Jerusalém. Bolsonaro disse ainda que está avaliando a “melhor maneira” de resolver a questão.
A entrevista foi concedida no dia 11 de dezembro e foi divulgada neste sábado (29) no Twitter do presidente eleito.
GESTO POLÊMICO – A mudança da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém foi defendida por Bolsonaro durante a campanha e também depois de ser eleito. O gesto, que reconhece Jerusalém como capital israelense, é polêmico. Palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado. E a comunidade internacional, por sua vez, não reconhece a reivindicação israelense de Jerusalém como sua capital indivisível.
Em novembro, após declarações de Bolsonaro sobre a mudança da embaixada, surgiram comentários na política internacional de que países árabes, grandes importadores de carne do Brasil, poderiam retaliar o país caso a medida fosse concretizada.
REFLUINDO – “Conversei com o embaixador de Israel sobre isso. Conversei com o Ernesto Araújo [futuro ministro das Relações Internacionais]. Alguns países estão realmente ameaçando boicote a nossa economia caso isso [mudança da embaixada] se concretize. E nós estamos conversando a melhor maneira de decidir essa questão”, afirmou Bolsonaro na entrevista.
O presidente eleito disse ainda que cada país tem o direito de definir a própria capital. Afirmou também não ter nada contra o povo palestino.
“Quem decide qual vai ser a capital de seu país é seu Estado, não sou eu”, afirmou. “Não temos nada contra o povo palestino, temos contra o governo, se é que posso falar governo, porque não é um país. Queremos respeitar a autonomia de todos os países, árabes, não árabes, todos. Cada país tem sua política”, completou Bolsonaro.
RECONHECIMENTO – O Brasil reconhece o Estado Palestino como país desde dezembro de 2010, após carta enviada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
A ONU também reconheceu a Palestina como um “Estado observador”, após aprovação em Assembleia Geral em 2012, cuja capital seria Jerusalém Oriental. Os palestinos querem se estabelecer como um Estado soberano que ocupe a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental. Os territórios foram ocupados por Israel após a Guerra dos Seis Dias, em 1967.
IDEOLOGIA DE GÊNERO – Na entrevista, o presidente eleito também disse que, apesar de o Estado brasileiro ser laico, ele vai basear suas decisões em valores cristãos. Bolsonaro disse que seu governo vai acabar, por meio do Ministério da Educação, com o que chamou de ideologia de gênero nas escolas.
“O Estado é laico, mas eu sou cristão. Eu não vou negar isso aí. Muita coisa vai ser votada de acordo com meus princípios, valores. A questão, por exemplo, de ideologia de gênero. A gente vai acabar com essa história lá via Ministerio da Educação. Escola é lugar de criança ser instruída, e não ser doutrinada ou estimulada precocemente para o sexo. Quem ensina sexo é papai e mamãe”, afirmou Bolsonaro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Com essas declarações, Bolsonaro mostra que será um governante que sabe recuar quando está equivocado. Na diplomacia, o Brasil não tem de ser amigo ou inimigo de nenhuma nação. A posição certa é se relacionar com todas elas, respeitar sua soberania e tirar o maior proveito possível dessas relações internacionais. Com essa decisão de esquecer a mudança da embaixada, Bolsonaro está levando à loucura o futuro chanceler Ernesto Araújo, que terá de aumentar a dose do remedinho para conseguir conciliar o sono. (C.N.)

Em destaque

"Abuso de Poder e Desvio de Recursos: O Caso do Gabinete do Prefeito de Jeremoabo"

Conforme o vidéo no final dessa matéria o prefeito Deri do Paloma está usando seu gabinete de fundo de quintal, bancado as custas do dinheir...

Mais visitadas