Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, dezembro 30, 2018

Governo paga em juros anualmente o dobro do déficit da Previdência


Imagem relacionada
Charge do Pelicano (Arquivo Google)
Pedro do Coutto
A informação é do próprio Banco Central e a reportagem é de Eliane Oliveira, edição de ontem de O Globo. Há poucos dias escrevi artigo sobre a dívida federal no montante de 3,8 trilhões de reais. Mas o BC revela agora que esse total não incluía a dívida das empresas estatais e dos estados. Com todas as parcelas somadas a dívida bruta atinge 5,2 trilhões de reais.
Tal endividamento levou o país nos últimos doze meses a um desembolso de 385 bilhões de reais. O déficit do INSS fecha este ano na escala de 189 bilhões de reais.
COMPARAÇÃO – Isso significa que a rolagem da dívida representa praticamente o dobro do que as contas negativas da Previdência Social. Acrescenta a matéria que até novembro o país só pagou 35 bilhões em juros, emitindo notas do Tesouro Nacional para sustentar a capitalização dos juros, o que levou ao crescimento da dívida.
A matéria é de extrema importância, sobretudo para a equipe econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro. Verifica-se assim que a importância do endividamento interno possui um peso muito maior do que o prejuízo financeiro registrado nas contas do INSS.
AUSÊNCIAS NA POSSE – Pretendia hoje escrever um artigo sobre a atitude extremamente absurda assumida pelo PT ,PSOL e PCdoB em não comparecer à posse do novo presidente da República. A decisão motivou reportagem de Mariana Holanda e Mariana Haubert, O Estado de São Paulo.
As duas repórteres acrescentam ainda que líderes do PDT e do PSB estão discutindo se partem ou não no mesmo caminho. É um absurdo. Afinal de contas Jair Bolsonaro foi eleito pela grande maioria do eleitorado brasileiro.
COMPROMISSO – A legitimação de sua vitória nas urnas decorre do compromisso democrático, que legendas de oposição não podem ignorar, muito menos contestar. Eleições se vencem nas urnas e não há motivo algum para que esse reconhecimento não se imponha para todos os partidos políticos. Caso contrário nenhum resultado seria verdadeiro caso as legendas que se revelam no jogo democrático fossem sofrer uma derrota.
A democracia supera todos aqueles que se opõem a ela. Afinal de contas, perder faz parte do confronto partidário.

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas