Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, dezembro 29, 2018

Em cartilha, governo alerta ministros para risco de polêmicas e desgastes


Imagem relacionada
Lorenzoni foi responsável pela preparação da cartilha
Thais Bilenky e Camila MattosoFolha
Em seu primeiro documento oficial, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) fez um alerta para seus ministros sobre eventuais riscos de suas ações na administração pública, como polêmicas em nomeações, falta de coordenação e excesso de burocracia como obstáculo. No capítulo “ações prioritárias”, a cartilha estabelece um cronograma para o início do mandato até os cem primeiros dias, com um passo a passo do que deve ser feito a cada período (10 dias, 30 dias, 60 dias).
Para cada um dos 17 quadros apresentados, o gabinete de transição atenta para um risco específico. No caso de nomeações de cargos-chave, o texto explica que há uma análise da vida pregressa do indicado, iniciada na Casa Civil, e uma avaliação da adequação à lei de conflito de interesses. A cartilha lembra, no entanto, que “o sistema de revisão não previne totalmente nomeações polêmicas que podem posteriormente ser questionadas e causar desgastes”.
PRINCIPAIS RISCOS – Ao tratar de reuniões dos principais comissionados, ou seja, aqueles que não passaram por concurso, o gabinete de transição observa que os principais riscos são “a falta de coordenação e orientação da atuação” desses funcionários.
Em relação à governança de órgãos e ministérios, o futuro governo menciona a necessidade de “se conhecer os mecanismos internos que alimentam o processo decisório verificando possíveis gargalos na produção de evidências/dados para subsidiar as decisões”.
O risco, desta vez, advém do próprio sistema de governança, considerado “disfuncional, o que prejudica a qualidade das políticas produzidas ou impede que os interesses da sociedade sejam corretamente identificados”.
SOBREPOSIÇÕES – Questionado sobre o que seria “disfuncional”, o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi genérico. “A gente quis dizer é que a gente tem que buscar incessantemente a qualidade na prestação de serviços. Muitas vezes são inúmeros os órgãoS que sobrepõe funções de um ministério em relação ao outro, a gente quer acabar com o que é disfuncional e focar naquilo que interessa pro cidadão. O cidadão quer saber o que funciona melhor pra ele, não pode funcionar para a máquina pública”, disse.
Em quatro casos, o documento do novo governo coloca como risco a burocracia que se pode encontrar na administração. Em um deles, o manual fala sobre a necessidade de consultar acórdãos do TCU (Tribunal de Contas da União) pendentes que tenham recomendação para a pasta. Para isso, o gabinete de transição aponta para o risco de “engessamento de políticas” e “também para a responsabilização pessoal”.
Em um dos últimos quadros, a cartilha solicita um balanço de cem dias do governo e aponta o risco: a falta de informações para a consolidação das ações realizadas.

Em destaque

O que está por trás da pergunta sobre regulação?

  Sábado, 27 De Abril De 2024 O que queremos da IA? O que está por trás da pergunta sobre regulação? Na semana passada, um recém-criado Cons...

Mais visitadas