Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, dezembro 27, 2018

O Globo confirma informação da TI sobre tecnologia nacional de dessalinização


Resultado de imagem para DESSALINIZAÇÃO NO BRASIL
575 municípios já são atendidos por usinas de dessalinização
Carlos Newton
O sempre atento Ednei José Dutra de Freitas, um dos médicos psiquiatras mais renomados do país, nos envia uma matéria publicada por O Globo nesta quinta-feira, dia 27, que confirma as informações publicadas pela Tribuna da Internet sobre as tecnologias brasileiras de dessalinização já usadas no Brasil, que incluem a produção de água por usinas de condensação da própria umidade do ar.
###
DESSALINIZAÇÃO QUE BOLSONARO BUSCA EM
ISRAEL JÁ EXISTE NO BRASIL DESDE 2004
BRASÍLIA — A dessalinização , apontada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro como solução a ser buscada em Israel para a falta de água no semiárido nordestino, já é realidade no Brasil desde 2004, quando o governo federal lançou o programa Água Doce.
Coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a ação atende hoje 230 mil pessoas e não conta com parceria do governo israelense. Segundo o ministério, a tecnologia “é a mesma utilizada nas grandes usinas de dessalinização instaladas pelo mundo”.
Os sistemas de dessalinização implantados pelo projeto, em parceria com instituições federais, estaduais e municipais, captam as águas subterrâneas salobras e salinas. Essa água bruta passa pelo dessalinizador e é distribuída para a comunidade por meio de chafarizes.
REAPROVEITAMENTO – Os efluentes gerados no processo de dessalinização são encaminhados para tanques de evaporação. Em algumas comunidades, estes resíduos vão para um sistema integrado de produção, onde são produzidas tilápias e forragem para o rebanho local. No Rio Grande do Norte, há uma unidade piloto implantada que utiliza energia solar fotovoltaica, aponta o MMA.
No total, há 575 sistemas de dessalinização em funcionamento, sendo 234 no Ceará, 44 na Paraíba, 29 em Sergipe, 10 no Piauí, 68 no Rio Grande do Norte, 45 em Alagoas e 145 na Bahia. Outras 147 estações estão em obras.
MAIS 924 – Os estados de Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão também firmaram convênios e estão, no momento, na fase inicial de diagnóstico. O número geral de sistemas contratados, nas mais diversas etapas, é de 924.
O investimento médio para cada sistema de dessalinização é de R$ 250 mil, considerando os custos relativos ao diagnóstico, implantação (equipamento e obras), apoio à gestão e um ano de monitoramento e manutenção. Um sistema atende, em média, 400 pessoas, informou o Ministério do Meio Ambiente
A ideia de fortalecer as relações entre Brasil e Israel foi sacramentada quando Bolsonaro declarou, assim que foi eleito, que iria transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. A balança comercial com o país foi desfavorável ao Brasil em US$ 767 milhões no ano passado.

Em destaque

INSS corta aposentadoria de Fernanda Montenegro por falta de prova de vida; saiba evitar

  Foto: Divulgação A atriz e escritora Fernanda Montenegro 26 de abril de 2024 | 19:06 INSS corta aposentadoria de Fernanda Montenegro por f...

Mais visitadas