sábado, fevereiro 14, 2009

Horário de Verão termina à meia-noite de hoje

BRASÍLIA - Termina à meia-noite de hoje o Horário de Verão 2008/2009. Os moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do País deverão atrasar seus relógios em uma hora. Cálculos preliminares do governo dão conta de que, durante a vigência da medida, houve uma economia média de energia de 2 mil megawatts (MW) no horário de pico, entre as 18h e as 20h. No sistema Sudeste/Centro-Oeste, a redução da demanda foi de 1,5 mil MW e, no Sul, de 500 MW. Esta edição do Horário de Verão havia sido iniciada no dia 19 de outubro do ano passado.
Praticado no Brasil desde 1932, o Horário de Verão tem como objetivo, além da economia de energia propriamente dita, garantir a segurança no abastecimento de energia.
A mudança nos relógios faz com que se reduza o consumo de energia entre o fim da tarde e o começo da noite, uma vez que a luminosidade natural do Verão, maior nessa época do ano, pode ser aproveitada por mais tempo. Assim, o sistema elétrico opera com mais folga, reduzindo os riscos de sobrecarga no horário de pico, quando a maior parte das pessoas chega em casa e começa a usar equipamentos consumidores de energia elétrica.
Outra importante atribuição do Horário de Verão é reduzir a necessidade de usar termoelétricas - mais caras e poluentes - para dar conta da demanda do aumento do consumo no fim do dia.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Tarcísio se curva a Bolsonaro e afirma: “Meu interesse é ficar em São Paulo”

Publicado em 29 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Tarcísio atende a Jair Bolsonaro e vai disputar s...

Mais visitadas